Calor e muito sol, neste feriadão, em Rio Branco, mas chove em Cruzeiro do Sul

jun 02

RIO BRANCO ENTRE AS CAPITAIS MAIS FRIAS DO BRASIL NO PRIMEIRO DIA DE JUNHO

– Choveu, em maio, acima da média em Rio Branco, porém, oficialmente, as chuvas ficaram abaixo da média

– Feriadão será quente, com muito sol, em Rio Branco, mas chove muito em outras cidades do Acre

– Neste mês, os dias são mais curtos e as noites, mais longas


Previsão para o feriadão

O melhor curso do Acre

Novas turmas estão começando. Turnos pela manhã, à tarde e à noite. O melhor curso preparatório do Acre. Especial para quem quer cursar Medicina. são 15 anos de tradição.

    O tempo bom e quente, com muito sol, vai predominar neste feriadão, pelo menos até o próximo sábado (5/6/2021), em Rio Branco e cidades próximas da capital acreana. A probabilidade de chuvas é baixa, porém, caso ocorram, serão rápidas e apenas em alguns poucos pontos isolados. Esta mesma previsão vale, também, para Epitaciolândia, Brasileia, Xapuri, Capixaba, Plácido de Castro, Acrelândia e Sena Madureira.

    As temperaturas máximas, nesta parte do Acre, durante o dia, deverão oscilar entre 30 e 33ºC e as mínimas, no início do dia, entre 19 e 22ºC.

    Este tempo bom e ensolarado, na capital acreana, até sábado, deve-se à incursão de ar seco e frio, de origem polar, que ocorreu nos últimos dias.

    No entanto, a previsão para o vale do Juruá e para os municípios de Assis Brasil e Jordão não é a mesma. Nesta parte do Acre, assim como em todos os municípios acreanos que fazem fronteira com o Peru, as chuvas ocorrerão todos os dias, podendo chover forte, com trovoadas, inclusive, em Cruzeiro do Sul e arredores.

     O calor abafado vai predominar no centro e no oeste do Acre, com máximas, à tarde, entre 31 e 34ºC e mínimas, no início do dia, entre 22 e 25ºC.

    Já, no domingo (6/6/2021) e na segunda-feira, deve chover, também, em Rio Branco e na maior parte do estado.


Rio branco ficou entre as capitais mais frias no primeiro dia de junho

    Na última terça-feira, primeiro dia de junho de 2021, a capital do Acre registrou temperatura máxima, por volta das 2h da tarde, de, apenas, 25,7ºC, o que a colocou, naquela tarde, entre as mais frias das 27 capitais do Brasil. Junto com Rio Branco, estiveram, apenas, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo e Belo Horizonte.

    Neste dia, o céu ficou o dia todo, sem que o Sol aparecesse. Céu encoberto, com máxima entre 24 e 26ºC, também, ficaram todas as cidades do vale do rio Acre.


Choveu acima da média, em maio, em Rio Branco

    Oficialmente, em maio de 2021, Rio Branco registrou, apenas, 65,9mm de chuva, ou 75% da média do mês que é 87,7mm, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia.

    Porém, no centro da cidade e em vários bairros da capital, choveu muito acima da média. Numa medição particular, realizada por nós, o registro do mês foi 130,0mm, ou seja, 48% acima da média, em área muito próxima do centro de Rio Branco.

    Em Tarauacá, as chuvas atingiram, em maio, 59,6mm, ou 44% da média, que é 135,9mm, conforme registros do Instituto Nacional de Meteorologia.


Dias mais curtos e noites mais longas em junho

    O mês de junho é caracterizado pelos dias mais curtos e as noites mais longas, tendo em vista que é o mês do início do inverno.

    Assim, as noites ficam mais frias, devido à incidência menor dos raios solares. Somem-se a este fator as incursões de fortes ondas de frio polar, que resultam em quedas bruscas e acentuadas da temperatura no Acre e nas áreas vizinhas.


RESPONDENDO

    O Davi identificou um erro de digitação na nossa matéria sobre o mês de junho, publicada no último dia 31 de maio, onde invertemos duas palavras. O texto já foi corrigido. Muito obrigado, Davi, pela sua observação atenta e pela participação.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *