Frio polar chega ao Acre esta semana e provoca a segunda friagem do ano

maio 03

NOVA ONDA DE FRIO POLAR


 

– Temperatura pode chegar a 14ºC no leste e no sul do Acre

– Antes, muito calor e chuvas pontuais, até quinta-feira

– Mínima deste ano no Acre, até agora, foi 17,7ºC, no dia 30 de abril


 

Semana começa quente, mas termina fria

Até a próxima quarta-feira (5/5/2021), o tempo quente vai marcar todo o Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso. As chuvas ocorrem de forma pontual e passageira, até terça-feira, porém, a partir de quarta-feira e, principalmente, na quinta-feira, deverão ocorrer chuvas fortes, acompanhadas de raios e ventanias, com possibilidade de temporais.

Uma nova frente fria – a décima segunda de 2021 – chega ao Acre na quinta-feira (6/5/2021), com fortes rajadas de vento da direção sudeste. Logo em seguida, um onda de frio polar, com intensidade moderada, começará a penetrar e provocar a segunda friagem do ano no Acre, derrubando a temperatura um pouco mais do que a primeira, que chegou no último dia 25 de abril.

Desta vez, a temperatura cai um pouco mais, com mínimas previstas por nós, ao amanhecer, entre 14 e 17ºC, em Rio Branco, Brasileia e demais cidades do leste e do sul do Acre, assim como no sul e oeste de Rondônia. Na sexta-feira próxima (7/5/2021), o dia inteiro será frio, com muitas nuvens, cujas máximas deverão ficar abaixo de 24ºC. Em Cruzeiro do Sul, as mínimas vão oscilar entre 18 e 20ºC, ao amanhecer de sábado e domingo próximos.

Com esta segunda friagem, deverão ocorrer novos recordes de frio de 2021. Até o momento, as menores temperaturas do ano, registradas no Acre, foram 17,7ºC, no Parque Estadual do Chandless, e 18,7ºC, em Rio Branco, ocorridas às 5h da última sexta-feira (30/4/2021).

Frio também chega em Rondônia, Mato Grosso e Amazonas

Esta nova onda de frio polar chegará, também, em Rondônia, Mato Grosso (centro, sudeste, sul, sudoeste, oeste e noroeste) e Amazonas (sudeste, sul, sudoeste e oeste).

Nessas áreas, a temperatura cairá um pouco mais, no sul e oeste de Rondônia, na região do Pantanal e no sul do Amazonas, além das planícies da Bolívia e do centro e sul da região de selva do Peru.

Em Rondônia, o frio mais intenso, entre 14 e 17ºC, ocorrerá nas regiões de Vilhena e Costa Marques. Na capital, Porto Velho, as mínimas poderão oscilar entre 18 e 20ºC, no fim desta semana.

Em Mato Grosso, a região do Pantanal poderá registrar mínimas entre 12 e 14ºC, inclusive, em Cuiabá.

O sul e sudoeste de Goiás (regiões de Itumbiara, Rio Verde e Mineiros) poderá sentir, também, o efeito desta onda polar, mas com menor intensidade.

Na cidade de Juína (noroeste de Mato Grosso), a friagem será fraca, com mínimas entre 18 e 20ºC, enquanto, em Ouro Preto do Oeste (Rondônia), a temperatura mínima poderá ficar entre 16 e 18ºC.

Informações mais precisas nos próximos dias

Nesta quarta-feira, por volta das 12h (horário de Rio Branco), publicaremos informações mais precisas sobre esta nova onda de frio polar a atingir a Amazônia Ocidental.

Há possibilidade de fortes temporais, quando da chegada de mais esta massa de ar frio.

Assim, não deixe de acompanhar nossas atualizações, pois poderão ocorrer alterações, para mais ou para menos, na intensidade desta onda de frio.

O melhor curso do Acre

Matrículas abertas para 2021. Aulas estão começando. O melhor curso preparatório do Acre. Especial para quem quer cursar Medicina. Já são 15 anos de tradição.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *