URGENTÍSSIMO: Alagação de grande proporção é iminente, em Rio Branco. Nível do rio Acre sobe 2 centímetros a cada hora e deverá atingir 16 metros, na próxima segunda-feira, com alta probabilidade de chegar a 17 metros, antes do dia 14 de março. Saiba mais.
mar 07
17h 10min
O nível do rio Acre, em Rio Branco, está subindo à velocidade constante de 2 centímetros a cada hora, desde o último dia 4 de março. No final da tarde desta sexta-feira, dia 7, já tinha atingido a cota de 14,90 metros, na medição ao lado da ponte metálica, realizada pela ANA (Agência Nacional de Águas).
Em Brasileia, seu nível atingiu, também, no final desta tarde, a marca de 11,25 metros e, em Xapuri, já estava em 12,75 metros, subindo rapidamente.
Como se não bastassem esses níveis altos, naquelas cidades, cujas águas, começarão a chegar, em Rio Branco, a partir deste sábado, chuvas torrenciais continuam a ocorrer, em toda a sua bacia hidrográfica, acima da capital.
Ao amanhecer deste sábado, dia 8, seu nível, em Rio Branco, já estará acima de 15,10 metros e, na segunda-feira, ultrapassará a cota de 16 metros. Esse aumento foi calculado com base, apenas, no volume de chuva que já caiu.
No entanto, as condições atmosféricas vão continuar altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, na maior parte do Acre, principalmente, no vale do rio Acre, até a próxima quarta-feira, dia 12 de março.
Assim, é importante que a população e as autoridades responsáveis fiquem atentas e tomem as devidas providências, antecipadamente, para se evitarem maiores transtornos e prejúizos.
Dependendo das chuvas dos próximos cinco dias, a situação poderá ficar muito mais grave, em Rio Branco.
O Tempo Aqui está atento 24 horas, durante todos os dias da semana, para informar, a qualquer momento quaisquer alterações atmosféricas e nos níveis dos rios para pior ou para melhor.
Portanto, não deixe de estar em permanente contato conosco para saber a real situação do tempo e do nível dos rios.
Observe, no gráfico, a subida constante do nível do rio Acre, em Rio Branco, desde o último dia 4 de março até o final da tarde desta sexta-feira, dia 7.