Nível dos rios Acre, Juruá, Tarauacá e Iaco subirá muito. Calor abafado, com chuvas, marcará esta semana

abr 05

Previsão de tempo para a semana

Calor abafado e chuvas

Pelo menos até o próximo domingo (11/4/2021), não haverá mudanças significativas nas condições atmosféricas do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso (oeste, noroeste e norte), da Bolívia (planícies) e do Peru (região de selva).

O calor abafado e as chuvas, em geral, passageiras e pontuais, vão predominar, com possibilidade, em algumas áreas e em alguns momentos, de serem fortes e acompanhadas de raios.

As temperaturas, nesses dias, também, não sofrerá alterações: o calor abafado vai predominar, mas, em alguns momentos – onde a chuva for mais intensa – o tempo ficará agradável

No Distrito Federal, em Goiás e em parte de Mato Grosso, as chuvas ocorrem, de forma passageira e pontual, até quarta-feira. A partir daí, o tempo seco volta a predominar, com noites frias e dias com temperaturas agradáveis, principalmente em Brasília e áreas próximas.

Não haverá incursão de ar frio polar na Amazônia Ocidental e no Centro-Oeste do Brasil, pelo menos até o próximo dia 16.

Nível dos rios acreanos subirá muito nos próximos dias

As chuvas volumosas – previstas por nós – que ocorreram nos últimos quatro dias na maior parte do Acre farão os níveis dos principais rios do estado subirem acentuadamente durante esta semana.

Em Rio Branco, o nível do rio Acre começará a subir rápida e acentuadamente a partir desta segunda-feira (5/4/2021), podendo ficar próximo da cota de alerta ou, até, superar a marca de 14,0m (cota de transbordamento) nos próximos dias. Chuvas torrenciais ocorreram nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba e Rio Branco, com acumulados estimados entre 80 e 150mm, em algumas áreas.

Alertamos a cidade de Tarauacá para a alta probabilidade de nova cheia do rio nos próximos dias.

Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá, no momento, está baixando, mas deverá voltar a subir, tendo em vista as chuvas intensas ocorridas no seu alto curso e, também, no vale do rio Moa e na serra do Divisor.

Em Sena Madureira, o nível do rio Iaco também subirá bastante nos próximos dias.

Confira, na tabela elaborada por nós, o nível atual, a variação nas últimas 24 horas e a tendência para os próximos dias:

CIDADENÍVEL ANTERIOR,
EM 4/4/2021
NÍVEL ATUAL,
EM 5/4/2021
VARIAÇÃOTENDÊNCIA PARA OS PRÓXIMOS DIAS
RIO BRANCO10,9m10,7mMenos 0,2mSubir muito
CRUZEIRO DO SUL13,9m13,6mMenos 0,6mSubir
TARAUACÁ6,8m7,8mMais 1,0mSubir muito
MANUEL URBANO11,8m11,7mMenos 0,1mSubir
SENA MADUREIRASem dadosSem dadosSubir
XAPURI5,2m7,9mMais 2,7mSubir muito
BRASILEIA3,6m7,8mMais 4,2mEstabilizar
ASSIS BRASIL3,7m (3/4/2021)8,1mMais 4,4m, em 48hBaixar muito
PLÁCIDO DE CASTRO10,0m9,8mMenos 0,2mBaixar
Dados de cotas registrados pela Agência Nacional de Águas. Variação e tendência calculados por O Tempo Aqui.
O melhor curso do Acre

Matrículas abertas para 2021. Aulas estão começando. O melhor curso preparatório do Acre. Especial para quem quer cursar Medicina.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *