Frio no Acre? Friagem? Quando?
mar 31
– Qual a diferença entre frio e frente fria?
– Nos três primeiros meses de 2021 já chegaram ao Acre oito frentes frias, mas apenas uma incursão de ar polar!
– Entenda as diferenças entre os termos.
– Será que haverá friagem em abril?
Vamos explicar tudo, mais uma vez!
Quase diariamente somos indagados sobre a chegada de frio ao Acre, que não anunciamos. O que anunciamos é a chegada de frentes frias, as quais já foram oito somente nestes três primeiros meses de 2021, ou seja, janeiro, fevereiro e março.
Apenas no dia 18 de janeiro é que, além da frente fria, chegou ao Acre (leste e sul do estado) uma leve massa de ar frio, de origem polar, fazendo com que a temperatura caísse, em Rio Branco, para 19ºC, sendo a menor de 2021, até o momento! Foi atípico. Nunca, antes, havíamos registrado, no mês de janeiro, a chegada de ar polar.
Não nos cansamos de explicar que frente fria não é a mesma coisa que frio, onda de frio, massa de ar polar ou friagem. Frente fria é apenas a dianteira de uma onda de frio, que, na maioria das vezes, não chega.
Frente fria nada mais é do que a frente de uma onda de frio, ou seja, é o vento quente que se desloca devido ao “empurrão” proporcionado pela massa de ar frio que vem atrás! Uma frente fria, em geral, provoca muita chuva e diminui o calor diurno, mas não esfria durante a noite. É isso que anunciamos com frequência, Foram as frentes frias e, evidentemente, as penetrações de ar muito úmido originário do oceano Atlântico Norte, que provocaram tanta chuva nestes três primeiros meses de 2021 no Acre. É devido à chegada de frentes frias ao Acre, que Rio Branco, neste ano, foi a capital brasileira que registrou a menor temperatura diurna por cerca de três vezes!
Uma frente fria não precisa ser seguida de frio, mas nunca uma friagem ou um frio polar ocorrerá, sem que, antes, chegue uma frente fria.
Quando houver previsão de frio ou friagem, utilizaremos as expressões onda de frio, friagem, ar polar ou massa de ar frio. Dependendo da intensidade do evento, avisaremos que haverá queda brusca e acentuada da temperatura.
Tem friagem e frio polar em abril?
Esta é outra pergunta que nos fazem com frequência.
Até por volta do próximo dia 16 de abril, não haverá condições atmosféricas favoráveis à entrada de ar polar com intensidade suficiente para provocar frio ou friagem no Acre, em Rondônia e no Amazonas. Apenas frentes frias fracas é que poderão entrar nestes próximos dias, ou seja, semelhante ao que já vem ocorrendo com frequência nestes primeiros três meses de 2021.
É possível, no entanto, que, antes do fim de abril, penetre ar polar, sim, no Acre e proximidades, mas, ainda, sem nenhuma previsão com relação à intensidade.
Nossa intensão é, tão somente, esclarecer os termos utilizados nas nossas publicações. Assim, evitamos usar expressões técnicas.