Chuvas intensas e possibilidade de temporais entre quinta-feira e sábado

mar 17

Condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo

Possibilidade de transtornos à população
CHUVAS FORTES, RAIOS, VENTANIAS E QUEDA PONTUAL DE GRANIZO

Temporais à vista

Como já anunciado por nós, o tempo muda nesta quinta-feira (18/3/2021) no Acre, Rondônia, Mato Grosso, Amazonas (sul e oeste), Bolívia (planícies) e Peru (selva).

A incursão de intensos pulsos úmidos do oceano Atlântico Norte, a aproximação de uma fraca frente fria (não haverá frio nem friagem) e a formação de um centro de baixa pressão atmosférica deixarão o tempo extremamente instável, com alta probabilidade de temporais. Ocorrerão chuvas fortes, que poderão ser acompanhadas de raios, rajadas de vento e queda pontual de granizo, entre esta quinta-feira e o próximo sábado. São os últimos dias do verão de 2021, pois, no sábado (20/3/2021), começa o outono no Brasil e em todo o hemisférios sul da Terra.

No Acre e no sul e oeste do Amazonas, esta quinta-feira começa quente e abafada, mas o tempo muda logo em seguida, com alta probabilidade de temporais de chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo. Na sexta-feira, chove na maior parte do Acre, com a temperatura amena.

Já, em Rondônia, o tempo fica instável, com chuvas intensas, desde as primeiras horas desta quinta-feira.

Nossas estimativas são de que ocorram chuvas significativos, entre esta quinta-feira e o próximo domingo, com acumulados entre 50 e 100mm, em vários municípios da região.

Alerta de transtornos à população

Tendo em vista as condições de mau tempo que se aproxima, alertamos a população e as autoridades para a possibilidade de transtornos, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra, além do perigo potencial dos raios.

Assim, é importante que todos fique atentos quando surgirem nuvens carregadas, a fim de evitarem maiores prejuízos ou transtornos.

Nível e tendência dos rios

Nesta quarta-feira (17/3/2021), o nível dos principais rios do Acre não ameaçava a população das áreas ribeirinhas, mas a situação poderá mudar nos próximos dias, devido às chuvas intensas que ocorrerão. Compare, na tabela elaborada por nós, o nível atual e o das últimas 24 horas:

CidadeNível no dia anteriorNível nesta quarta-feira (17/3/2021)Variação em 24h
Rio Branco9,6m9,5mMenos 0,1m
Cruzeiro do Sul13,1m12,8mMenos 0,3m
Brasileia3,1m3,5mMais 0,4m
Xapuri5,9m6,1mMais 02,m
Assis Brasil4,4m3,8mMenos 0,6m
Manuel Urbano8,8m8,5mMenos 0,3m
Sena MadureiraBaixando
TarauacáBaixando
Tendência dos níveis dos principais rios do Acre, com dados da Agência Nacional de Águas
O melhor curso do Acre

Matrículas abertas para 2021. O melhor curso preparatório do Acre. Especial para quem quer cursar Medicina.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *