Termina o verão no Acre, mas começa o outono neste sábado
mar 19
A estação das chuvas, no Acre, dá lugar ao período de transição para a chegada de frio polar e tempo seco
Equinócio de outono, quando o dia e a noite têm a mesma duração em toda a Terra
Neste sábado, 20 de março de 2021, exatamente, às 4h38min, pelo horário de Rio Branco, ou 6h38min, pelo horário de Brasília, o Sol no seu movimento aparente rumo ao norte do nosso planeta, estará cruzando a linha do equador terrestre. É o fenômeno conhecido por equinócio de outono, quando termina o verão, época das chuvas intensas, e começa o outono, a estação de transição para o período mais frio e seco no Acre e na maior parte do Brasil. É, também, quando o dia e a noite têm a mesma duração de 12h horas cada em todos os países do mundo. No Polo Sul, começa o longo período de 6 meses na escuridão, sem a luz do Sol, enquanto, no Polo Norte, ao contrário, começa o período de seis meses de Sol, sem noites.
No Acre e na maior parte do Brasil, os dias começam a ficar mais curtos e as noites, mais longas. A intensidade dos raios solares, portanto, começa a diminuir e, consequentemente, as temperaturas médias caem, com possibilidade de frio em vários pontos do país, inclusive, na Amazônia Ocidental.
Chuvas diminuem e chegam as primeiras ondas de frio polar à Amazônia Ocidental
É no outono que as chuvas diminuem sensivelmente, devido à penetração das primeiras ondas de frio polar seco, quando as temperaturas caem bastante no Acre, no sul e oeste do Amazonas, no sul e oeste de Rondônia, nas planícies da Bolívia e na região de selva do Peru.
Neste outono de 2021, as condições meteorológicas atuais observadas na Antártica e sobre o oceano Atlântico, analisadas por nós, indicam que ocorrerão temporais, com raios e ventanias, entre abril e maio, com a chegada das primeiras massas de ar polar, o que provoca choque e turbulência na atmosfera, dando origem às tempestades típicas desta estação do ano no Acre e nas áreas próximas.
No entanto, as quedas um pouco mais acentuadas da temperatura deverão acontecer no mês de junho, quando, no dia 20, começará o inverno austral no nosso país.