Última semana do verão terá chuvas fortes no Acre, Rondônia e Amazonas
mar 15
Quinta-feira e sexta-feira próximas serão com chuvas intensas e possibilidade de transtornos à população
Verão de 2021 termina com muita chuva
No próximo dia 20 de março, quando o Sol, no seu movimento aparente, cruzar a linha do equador deslocando para o norte da Terra, terminará o verão de 2021 no Brasil. A despedida deste verão será com chuvas intensas e alta probabilidade de temporais no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru.
Entre quinta-feira e sexta-feira próximas, a aproximação de uma fraca frente fria (não será frio nem friagem), a incursão de intensa umidade do Atlântico Norte e a formação de um centro de baixa pressão atmosférica sobre o Acre deixarão o tempo extremamente instável, com chuvas intensas e possibilidade de raios, ventanias e queda pontual de granizo.
Antes disso, na terça-feira e na quarta-feira, o calor abafado, com chuvas passageiras e pontuais, vai predominar no Acre e áreas próximas, mas pode chover forte em alguns pontos. No sábado, o calor abafado voltará a predominar, mas podem ocorrer chuvas passageiras e pontuais.
Nível dos principais rios
Nesta segunda-feira (15/3/2021), os rios que apresentam níveis altos são o Juruá e o Tarauacá.
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, voltou a transbordar, com cota de 13,2m, ou seja, 20cm acima do transbordamento. Em Tarauacá, o rio de mesmo nome mantem-se em nível elevado e poderá aumentar nos próximos dias, principalmente no fim desta semana, quando, entre quinta-feira e sexta-feira, deverão ocorrer chuvas torrenciais em sua bacia hidrográfica.
Em Rio Branco, o rio Acre, após ter subido até 11,5m, na última sexta-feira, voltou a baixar. Nesta segunda-feira, no fim da manhã, marcava 9,5m, com tendência a subir novamente, devido às fortes chuvas ocorridas, principalmente, nos vales dos rios Xapuri e Rola.
Em Xapuri, no alto e médio cursos do rio de mesmo nome, ocorreram chuvas torrenciais, sendo que seu nível está aumentando muito, o que irá refletir no rio Acre, nas próximas horas.
Enquanto isso, em Brasileia e em Assis Brasil, o rio Acre está com níveis baixos: 2,8m e 3,4m, respectivamente.
Na cidade de Manuel Urbano, o rio Purus mantem-se, no momento, estável, com cota de 9,1m, mas poderá subir nos próximos dias.
Alerta de transtornos à população
Tendo em vista as chuvas fortes e a possibilidade de temporais, entre quinta-feira e sexta-feira próximas, alertamos para a ocorrência de transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de árvores e deslizamentos de terra, além do perigo potencial dos raios.
Assim, é importante que as pessoas e as autoridades fiquem atentas, a fim de evitarem maiores prejuízos ou transtornos.