Alerta de chuvas intensas em Cruzeiro do Sul e áreas próximas
mar 09
Em Brasileia, choveu 101,0mm, em apenas 4h, e, em Xapuri, 68,4mm. Rio Acre sobe rapidamente.
Alerta Juruá e proximidades
Chuvas intensas, que podem ser acompanhadas de temporais, ocorrerão, nas próximas horas desta terça-feira (9/3/2021), nas cidades de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Jordão, Tarauacá e Feijó.
Os maiores volumes pluviométricos, entre 50 e 150mm, deverão ocorrer em Cruzeiro do Sul e municípios próximos, inclusive, no Amazonas (Guajará e Ipixuna).
Em Cruzeiro do Sul, as chuvas poderão durar até as primeiras horas desta quarta-feira (10/3/2021).
Assim, alertamos a população e as autoridades, para a possibilidade de transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de árvores e deslizamentos de terra.
Chuvas diminuem nesta quarta-feira
A partir da tarde desta quarta-feira (10/3/2021), as chuvas diminuem e ficam abaixo da média nos próximos dias, quando o calor abafado vai predominar.
No restante desta semana, as chuvas serão passageiras e pontuais, podendo ser fortes apenas em alguns momentos.
Não há tendência de chuvas intensas nos próximos dias nem até o fim deste mês, pois as águas superficiais do oceano Atlântico Norte, origem da umidade na região, estão com temperatura dentro ou levemente abaixo da média para a época.
Lembramos que março é, historicamente, o mês com maiores volumes de chuva do ano no centro e no oeste do Acre.
Já, no leste e no sul acreano, onde ficam, entre outras, as cidades de Rio Branco, Brasileia e Sena Madureira, as chuvas diminuem naturalmente em março.
Chuva torrencial em Brasileia
Como previsto e alertado por nós, chuvas torrenciais aconteceram, nas primeiras horas desta terça-feira (9/3/2021), em vários municípios do leste e do sul do Acre.
Na cidade de Brasileia, em apenas 4h, choveu 101,0mm, ou seja, quase a metade da média para todo o mês de março, conforme registros da Agência Nacional de Águas.
Não foi diferente em Xapuri, onde, também, em apenas 4h, as chuvas acumularam, nas primeiras horas desta terça-feira, 70,6mm.
Chuvas fortes ocorreram, na manhã desta terça-feira, nos municípios de Rio Branco, Bujari, Porto Acre, Senador Guiomard e Capixaba, principalmente ao longo da rodovia Transacreana, com acumulados estimados entre 50 e 130mm.
Rio Acre sobe rapidamente
O nível do rio Acre sobe rápida e acentuadamente em Xapuri e em Brasileia.
Em Xapuri, seu nível passou de 3,5m para 7,6m nas últimas 48h e continua subindo rapidamente.
Na cidade de Brasileia, o nível do rio Acre aumentou 5,3m em 48h, sendo que, em apenas 4h, na manhã desta terça-feira, subiu 1m.
Em Rio Branco, o nível do rio Acre subirá rápida e acentuadamente nas próximas horas, podendo chegar perto de 13m até o fim desta semana, mas não deverá atingir a cota de alerta que é 13,5m. Às 11h desta terça-feira, seu nível era de 7,9m, tendo baixado 50cm, nas últimas 24h.
Muitos galhos e troncos de árvores deverão passar pela capital acreana nos próximos dias, tendo em vista a rápida elevação do nível do rio Acre e dos seus afluentes
Assim, tais balseiros poderão ficar retidos nas colunas das pontes de Rio Branco.