Alerta de chuvas intensas nas próximas horas, com possibilidade de transtornos à população
mar 08
Previsão do tempo e tendência dos rios para esta semana
ALERTA
Chuvas torrenciais e generalizadas até quarta-feira
Chuvas intensas e generalizadas, com possibilidade de raios, ventanias e queda pontual de granizo, ocorrerão nas próximas horas desta segunda-feira (8/3/2021), até a próxima quarta-feira (10/11/2021), na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, da Bolívia (planícies e encosta dos Andes) e Peru (selva e encosta oriental dos Andes).
No Acre, as chuvas mais intensas ocorrerão a partir da tarde desta segunda-feira, devendo ser mais fortes durante a noite e na terça-feira, que será um dia extremamente instável e chuvoso, com temperatura amena, na maior parte do estado, inclusive, em Rio Branco. Em algumas áreas, o acumulado pluviométrico poderá ficar entre 50 e 130mm, principalmente no alto curso dos rios Acre, Iaco, Purus, Muru, Tarauacá e Juruá.
Em Rio Branco e nos demais municípios do leste e do sul do estado, o tempo melhora a partir da tarde de quarta-feira, sendo que o restante da semana será quente, com chuvas passageiras e pontuais.
No vale do Juruá e no centro do Acre, poderá chover forte até a manhã de quarta-feira, com o tempo melhorando a partir de quinta-feira próxima, sendo que os acumulados pluviométricos desta semana poderão passar de 150mm, em alguns municípios da região.
Alerta de transtornos
Alertamos para a alta probabilidade de transtornos à população de algumas áreas, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de árvores e deslizamentos de terra, além do perigo potencial dos raios.
Assim, é importante que a população e as autoridades fiquem atentas, a fim de evitar maiores transtornos ou prejuízos.
Nível dos rios
O nível do rio Acre, em Rio Branco, às 12h desta segunda-feira (8/3/2021), era 8,4m, tendo baixado muito, nos últimos dias, como previsto por nós. Nos próximos dias, devido às chuvas intensas que ocorrerão, voltará a subir rapidamente, sem que, entretanto, atinja a cota de alerta que é 13,5m.
As chuvas deverão ficar abaixo da média, a partir da próxima quinta-feira, no leste e no sul do Acre, mas poderão ficar dentro da média, nas demais áreas do estado.
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá marcava 11,4m nesta segunda-feira, ou seja, abaixo da cota de alerta, que é 11,8m, mas voltará a subir nos próximos dias, podendo passar de 12m.
A situação preocupante está em Tarauacá, onde o rio poderá transbordar nos próximos dias, tendo em vista as chuvas intensas que deverão ocorrer na sua bacia hidrográfica.