Rio Acre vai baixar muito. Chuvas devem ficar abaixo da média em março.

mar 03

Como fica o tempo nos próximos dias? Rio Acre não deve provocar novas enchentes e fica abaixo de 10m no fim de semana.


Os rios

O nível do rio Acre, em Rio Branco, vai continuar baixando rapidamente e deverá ficar abaixo de 10m, ainda durante esta primeira semana de março de 2021.

Não há tendência a chuvas intensas durante este mês. Ao contrário, deverão ficar dentro ou levemente abaixo da média, tendo em vista as condições de temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico Norte, origem das chuvas no Acre e nas áreas próximas.

Nesta quarta-feira (3/3/2021), por volta das 11h, o rio Acre, na capital acreana, marcava 12,9m, e continuava baixando. Nas próximas horas, começará a baixar rapidamente.

As eventuais pequenas elevações de seu nível, que deverão ocorrer neste mês, serão decorrentes de chuvas passageiras e pontuais, que deverão ser fortes em alguns momentos, ao longo de sua bacia hidrográfica.

Portanto, não há motivos para preocupações alarmantes, pois o nível do rio Acre, em Rio Branco, não deverá mais atingir a cota de alerta nem tampouco a de transbordamento durante este mês.

Pelo histórico do clima, as chuvas, em março, diminuem em Rio Branco e em todo o leste e o sul do Acre.

Ao contrário, março é o mês mais chuvoso em Tarauacá e em Cruzeiro do Sul, ou seja, no centro e no oeste do estado, porém, neste mês de março de 2021, as chuvas deverão ficar dentro ou abaixo da média, também, nesta parte do Acre.

Em Cruzeiro do Sul, o nível do rio Juruá, na manhã desta quarta-feira, marcava 12,5m, e estava baixando lentamente.

A única cidade acreana com possibilidade de ter novas enchentes, conforme nossa análise do tempo atmosférico atual, é Tarauacá.

O tempo

O tempo vai continuar quente e abafado nos próximos dias em todo o Acre. As chuvas ocorrerão diariamente, podendo ser fortes em alguns momentos, mas serão passageiras e pontuais. Em alguns dias, a temperatura ficará amena.

O maior volume de chuvas, no Acre e áreas próximas, deverá ocorrer no próximo sábado (6/3/2021) e no início da próxima semana, entre segunda-feira e quarta-feira, na maioria dos municípios acreanos.

As águas superficiais do oceano Atlântico Norte, origem das chuvas no Acre, em Rondônia, no sul do Amazonas, na Bolívia e na região de selva do Peru, esfriaram um pouco nas últimas semanas.

Assim, a evaporação de suas águas também diminui bastante e, consequentemente, os ventos que trazem essa umidade para o sul e oeste da Amazônia Ocidental não provocarão chuvas abundantes.

As poucas chuvas fortes que ainda ocorrerão são consequência de aproximações de frentes frias fracas e da formação de centros de baixa e alta pressões atmosféricas sobre a América do Sul.

As chuvas mais intensas, no próximo fim de semana e no começo da outra, deverão ocorrer em Goiás, no Distrito Federal, em Mato Grosso, em Rondônia, na Bolívia, podendo provocar transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés e deslizamentos de terra.

Tais transtornos também poderão ocorrer no Acre, neste fim de semana e no começo da próxima, mas sem afetar profundamente o nível dos principais rios do estado, exceto o rio Tarauacá, que deverá registrar rápida elevação.

Acompanhe nossas atualizações diárias.

O melhor curso do Acre

Matrículas abertas para 2021. Aulas iniciam na próxima semana. O melhor curso preparatório do Acre. Especial para quem quer cursar Medicina.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *