Choveu até 49% acima da média de fevereiro no Acre. Primeira semana de março será com chuvas diárias.

mar 01

Níveis dos rios voltarão a subir, mas sem motivos para preocupação alarmante.

Chuvas

O mês de fevereiro de 2021 encerrou com chuvas acima da média em todos os municípios do Acre, conforme havíamos previsto.

Na cidade de Tarauacá, o acumulado do mês foi 393,2mm, sendo que a média climatológica é 264,1mm, ou seja, choveu 49% a mais.

Em Rio Branco, as chuvas superaram em 33% a normal de fevereiro. O acumulado foi 377,9, sendo que a média é 284,8mm. São dados registrados pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Na primeira semana de março de 2021, as chuvas ocorrerão diariamente, em geral, de forma passageira e pontual, no Acre, até a próxima sexta-feira.

Já, no primeiro fim de semana deste mês, deverão ocorrer chuvas intensas, com possibilidade de temporais isolados, não só no Acre, mas, também, em Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.

É importante ficar atento durante esta semana, pois, em alguns pontos, poderão ocorrer chuvas muito fortes e acompanhadas de raios, com rajadas moderadas de vento e, assim, causar transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés e deslizamentos de terra.

Após as 12h desta segunda-feira, publicaremos a tendência do tempo e do nível dos rios para todo o mês de março, fazendo uma comparação das chuvas ocorridas neste mês, em 2020, com a tendência para o atual mês e a média climatológica mensal.

Rios

O último fim de semana de fevereiro de 2021, foi com todos os níveis dos principais rios do Acre baixando rapidamente.

A maior queda de nível ocorreu em Rio Branco, como havíamos previsto. O nível do rio Acre baixou de 14,5m, na última sexta-feira, para apenas12,3m, na manhã desta segunda-feira (1/3/2021), conforme registros da Agência Nacional de Águas.

Assim, o rio Acre, na capital acreana, já está 1,2m abaixo da cota de alerta que é 13,5m. Seu nível vai continuar baixando nas próximas horas, mas voltará a subir um pouco nos próximos dias, sem motivos para maiores preocupações, não devendo sequer atingir a cota de alerta durante esta semana.

Em Cruzeiro, o rio Juruá, na manhã desta segunda-feira, apresentava cota de 12,7m, tendo baixado 80cm, neste fim de semana, e vai continuar baixando, porém, poderá voltar a subir, tendo em vista as chuvas intensas ocorridas no seu alto curso.

Em Tarauacá, em Manuel Urbano e em Sena Madureira, os rios também estão com seus níveis em declínio, podendo voltar a subir nos próximos dias, mas sem motivos para preocupações alarmantes, exceto o rio Tarauacá, que poderá subir muito, devido às chuvas ocorridas no seu alto curso e no vale do rio Muru, seu principal afluente.

Em Plácido de Castro, o rio Abunã baixou 20cm, neste fim de semana, marcando, na manhã desta segunda-feira, 10,9m.

O melhor curso do Acre

Matrículas abertas para 2021. Aulas vão começar na próxima semana. O melhor curso preparatório do Acre. Especial para quem quer cursar Medicina.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *