Chuvas intensas neste fim de semana, porém, antes, rio Acre vai baixar rapidamente nos próximos dias.
fev 25
A leve subida do nível do rio Acre, em Rio Branco, não impedirá sua rápida diminuição neste fim de semana, mesmo com chuvas intensas nos próximos dias.
Os rios
Nesta quinta-feira (25/2/2021), o nível do rio Acre, em Rio Branco, apresentou uma leve elevação de 15cm, devido às chuvas fortes ocorridas nas imediações da capital acreana. Por volta das 11h, seu nível era 14,9m, conforme registros da Agência Nacional de Águas.
No entanto, seu nível voltará a baixar rapidamente nas próximas horas, sendo que, no fim desta semana, poderá ficar abaixo da cota de alerta que é 13,5m, mesmo com as chuvas intensas que deverão ocorrer, cujo reflexo será sentido na próxima semana.
Em Sena Madureira, o rio Iaco mantem-se estável, com a marca de 17,9m, tendo baixado poucos centímetros nas últimas 24h, conforme medição da Agência Nacional de Águas. Entretanto, poderá voltar a subir, tendo em vista as chuvas intensas ocorridas no dia anterior.
Não muito diferente em Manuel Urbano, onde o rio Purus baixou 10cm, nas últimas 24h, e, no momento, mantem-se estável, com possibilidade de voltar a subir devido às fortes chuvas que ocorreram no seu alto curso.
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá 30cm, de ontem para hoje. Às 11h desta quinta-feira, marcava 13,6m, ainda 60cm acima da cota de transbordamento.
Em Tarauacá, o rio segue baixando, mas poderá subir rapidamente, nos próximos dias, tendo em vista as chuvas previstas para este fim de semana.
Em Plácido de Castro, o rio Abunã continua com nível bastante elevado, mas estável, com 11,2m. Mesmo baixando, poderá subir novamente neste fim de semana.
O tempo
Conforme já alertamos ontem, chuvas intensas voltarão a ocorrer no Acre neste fim de semana, já a partir desta sexta-feira.
As chuvas mais volumosas, no Acre, em Rondônia, no sul e oeste do Amazonas, na Bolívia e no Peru, deverão ocorrer entre domingo e terça-feira próximos, ou seja, nos primeiros dias de março de 2021.
Vários são os fatores que contribuirão para o retorno de chuvas intensas neste fim de semana. Entre eles estão a bixa pressão atmosférica sobre o Acre, a alta pressão sobre o Atlântico Sul, que empurra ventos mais frescos para o Acre, gerando uma frente subtropical, que chega no domingo, a elevada umidade do ar que vem do Atlântico Norte e a formação de mais uma zona de convergência de umidade.
Esta zona de convergência de umidade do Atlântico Sul, conhecida abreviadamente como ZCAS, é formada quando ocorrem dois eventos atmosféricos simultâneos: a Alta da Bolívia (AB), normalmente com centro sobre o território da Bolívia, com ventos no sentido anti-horário (entre 9 e 12km de altitude), e o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), sobre o Nordeste do Brasil, com ventos no sentido horário (entre 9 e 12km de altitude).. Assim, é funciona como um engrenagem que suga a umidade do oceano Atlântico até o sul e o oeste da Amazônia.
Portanto, estimamos volumes pluviométricos significativos até a próxima terça-feira (2/3/2021), com acumulados entre 50 e 150mm, em áreas do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, do Amazonas, da Bolívia e do Peru.