Alerta de aumento do nível do rio Iaco, em Sena Madureira, e do igarapé São Francisco, em Rio Branco

fev 24

ALERTA

Chuvas intensas nas últimas 24 horas poderão provocar rápida elevação do nível do igarapé São Francisco, em Rio Branco, e novo aumento do rio Iaco, em Sena Madureira, assim como do rio Purus, em Boca do Acre.


 

Níveis dos rios

Chuvas intensas ocorreram nas últimas 24 horas nas bacias hidrográficas dos rios Purus, Caeté, Macauã, Chandless e Iaco e do igarapé São Francisco, podendo provocar novo aumento do nível dos rios em Sema Madureira, em Manuel Urbano e em Boca do Acre, assim como dos igarapés na parte norte de Rio Branco.

Por volta das 11h desta quarta-feira (24/2/2021), o nível do rio Iaco, em Sena Madureira, era 18,1m, tendo baixado 5cm nas últimas 24h, porém, poderá voltar a subir nas próximas horas.

Em Manuel Urbano, o rio Purus marcava 13,9m, tendo baixado 12cm nas últimas 24h, mas poderá voltar a subir nos próximos dias.

Alertamos para a possibilidade de rápida elevação do nível do igarapé São Francisco, em Rio Branco, tendo em vista as chuvas torrenciais ocorridas nas últimas 24h, em toda e extensão da sua bacia hidrográfica, podendo transbordar, mais uma vez, nas próximas horas.

Enquanto isso, o nível do rio Juruá, segue baixando, sendo que, às 11h desta quarta-feira, marcava 13,9m, mas poderá voltar a subir na próxima semana, devido as chuvas intensas que deverão ocorrer neste fim de semana.

Em Rio Branco, o rio Acre já baixou 1m, desde a última quarta-feira, quando atingiu a cota de 15,8m. Seu nível, às 11h desta quarta-feira (24/2/2021), era de 14,8m. Nas próximas horas, deverá baixar um pouco mais rápido, já que não houve chuva intensa em sua bacia hidrográfica, acima da capital acreana, nos últimos dias.

Chuvas intensas retornam neste fim de semana

Neste fim de semana, as chuvas intensas retornam ao Acre, podendo causar novos transtornos, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés e deslizamentos de terra.

As causas de tanta chuva neste fim de semana e no começo da próxima são a formação de mais uma zona de convergência de umidade do Atlântico e a aproximação de uma fraca frente fria entre domingo e segunda-feira, além da baixa pressão atmosférica que se formará na região.

Nesta quinta-feira (25/2/2021), no entanto, o calor abafado vai predominar, mas poderão ocorrer chuvas passageiras e pontuais, não se descartando a possibilidade de chover forte em alguns municípios do Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.

Acompanhe sempre nossas atualizações diárias para ficar bem informado sobre o tempo e o nível dos principais rios da região.

O melhor curso do Acre

Matrículas abertas para 2021. O melhor curso preparatório do Acre. Especial para quem quer cursar Medicina.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *