Fim de semana com chuvas intensas e rios com níveis elevados

fev 19

Domingo será com muita chuva e temperatura amena no Acre. Confira a tendência do nível dos principais rios.


 

Níveis dos rios vão continuar elevados


 

Cruzeiro do Sul

O rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, segundo dados da Agência Nacional de Águas, na quinta-feira (18/2/2021), atingiu 14,33m, a maior cota já registrada oficialmente. Nesta sexta-feira (19/2/2021), baixou 4cm, marcando 14,29m, por volta das 12h. A tendência que se mantenha acima dos 14m por, no mínimo, três dias consecutivos, podendo voltar a subir na próxima semana.

Sena Madureira

Em Sena Madureira, o rio Iaco continua subindo. Às 12h desta sexta-feira, marcava 17,72, sendo a maior cheia dos últimos anos.

Tarauacá

O rio Tarauacá mantem-se em cota elevada, podendo, nos próximos dias, aumentar ainda mais, tendo em vista as chuvas que ocorrerão no seu alto curso e na bacia hidrográfica do rio Muru, seu principal afluente.

Manuel Urbano

O rio Purus, em Manuel urbano continua subindo, tendo atingido, nesta sexta-feira, a marca de 13,65, por volta das 12h. Nas últimas 24h, seu nível aumentou 20cm.

Rio Branco

Em Rio Branco, o nível do rio Acre baixou 15cm, nas últimas 24h, e, 25cm, nas últimas 48h. Por volta do meio-dia desta sexta-feira, seu nível era 15,55m. A tendência é continuar baixando nos próximos dias, porém, muito lentamente, pelo menos até terça-feira (23/2/2021), tendo em vista que não ocorreram chuvas volumosas nos últimos dias no seu alto curso.

Boca do Acre

No estado do Amazonas, a cidade de Boca do Acre poderá ter enchente de proporções alarmantes nos próximos dias, tendo em vista as chuvas intensas que ocorreram e vão continuar a ocorrer neste fim de semana, em todo o vale do rio Purus.

Chuvas intensas e temperatura amena


 

Previsão de tempo

O tempo instável, com chuvas a qualquer momento, vai predominar neste fim de semana, pelo menos até a próxima segunda-feira (22/2/2021), no Acre, em Rondônia, no Amazonas (centro, sudeste, sul, sudoeste e oeste), em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia (centro, noroeste, norte e nordeste e encosta dos Andes) e Peru (região de selva e encosta oriental dos Andes).

No Acre e nas áreas próximas, as chuvas mais intensas ocorrerão no domingo, devido à aproximação de uma fraca frente fria e à elevada umidade do ar que está sobre a região.

No domingo, no Acre, a temperatura fica amena, com máximas, durante o dia, abaixo de 25ºC, principalmente em Rio Branco, Brasileia e demais cidades do leste e do sul do estado.

Em algumas áreas do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, da Bolívia e do Peru, ocorrerão chuvas intensas, com acumulados entre 50 e 150mm, neste fim de semana.

Alertamos, portanto, para a alta probabilidade de sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como transbordamentos de córregos e igarapés, inundação de ruas e deslizamentos de terra.

Assim, é importantíssimo que a população e as autoridades fiquem muito atentas, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

Na região acreana de Rio Branco, o igarapé poderá causar novas enchentes com seu transbordamento, tendo em vista as chuvas intensas que ocorreram e que ainda ocorrerão neste fim de semana, podendo, podendo, mais uma vez, provocar sérios transtornos à população ribeirinha.

Outros igarapés e córregos também poderão transbordar.

Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar bem informado sobre o tempo e o nível dos rios da região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *