PREVISÃO PARA O FERIADÃO: Chuvas intensas vão predominar, nos próximos dias, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Peru e Bolívia. Em alguns pojntos, poderão ocorrer sérios transtornos à população atingida pelo tempo severo. Confira.
fev 28
10h 15min
Chuvas intensas, muitas vezes acompanhadas de fortes temporais, com raios e ventanias, vão predominar, neste feriadão, entre o sábado, primeiro de março, e a quarta-fera, 5 de março, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.
Deve-se ressaltar que, em muitas áreas, poderão ocorrer sérios transtornos à população atingida pelo mau tempo.
As condições atmosféricas mais severas estarão presentes, nos municípios de fronteira do Acre com a Bolívia e com o Peru, no vale do Juruá, no sul do Amazonas, no oeste, centro e norte de Rondônia, nas regiões peruanas de Porto Maldonado, Cusco e Pucalpa, nas terras baixas bolivianas de Trinidad, Robore, Riberalta e Cobija, no oeste e no norte de Goiás, em Brasília e no leste, noroeste e norte de Mato Grosso.
Apenas o litoral centrossul do Peru não terá chuvas, nesses dias.
Em La Paz, ocorrerão chuvas leves, acompanhadas de raios e trovoadas, geralmente, no final da tarde ou no início da noite.
Confira a variação da temperatura e o resumo do tempo, nos próximos cinco dias (1, 2, 3, 4 e 5 de março de 2014), nessas áreas.
ACRE:
O tempo estará extremamente instável, com chuvas intensas, muitas vezes, acompanhadas de temporais, com raios e ventanias, na maior parte do estado, principalmente, na região de fronteira com a Bolívia e com o Peru. O tempo mais severo ocorrerá, a partir de segunda-feira.
A temperatura vai oscilar entre a mínima de 19 e a máxima de 32ºC, em todo o estado.
RONDÔNIA
O tempo estará extremamente instável, com chuvas intensas, muitas vezes, acompanhadas de temporais, com raios e ventanias, principalmente, nas regiões de Porto Velho, Guajará-Mirim e Jaru.
A temperatura oscila entre 22 e 32ºC, em Porto Velho, e entre 19 e 30ºC, em Vilhena.
MATO GROSSO:
Tempo extremamente instável, com chuvas intensas, muitas vezes, acompanhadas de fortes temporais, com raios e ventanias, principalmente, no norte, no noroeste e no leste do estado. O tempo estará melhor, mas, mesmo assim, poderão ocorrer chuvas rápidas, principalmente, à tarde, no centro, no sul e no sudoeste do estado, inclusive, na capital.
A temperatura oscila entre 21 e 34ºC, em Cuiabá.
GOIÁS:
Tempo bastante instável, com chuvas intensas, muitas vezes, acompanhadas de fortes temporais, com raios e ventanias, na maior parte do estado. O tempo estará melhora, mas, mesmo assim, poderão ocorrer chuvas rápidas, principalmente, à tarde, nas regiões de Itumbiara e de Rio Verde.
Em Goiânia, a temperatura oscila entre a mínima de 18 e a máxima de 32ºC.
DISTRITO FEDERAL:
Tempo bastante instável, com chuvas, muitas vezes, acompanhadas de fortes temporais, com raios e ventanias, na maior parte do Distrito Federal.
Em Brasília, a temperatura varia entre 16 e 27ºC.
AMAZONAS:
Tempo extremamente instável, com chuvas intensas, na maior parte do estado, principalmente, nos municípios do sul, do sudoeste e do centro. Em alguns pontos, ocorrerão fortes temporais, com raios e ventanias, principalmente, à tarde ou durante a noite. Onde não chover, o calor estará muito abafado, devido à elevada umidade do ar.
Em Manaus, a temperatura varia entre 23 e 32ºC.
PERU:
Chuvas intensas ocorrerão, em toda a selva peruana, principalmente, nas regiões de Porto Maldonado, Cusco e Pucalpa. Em algumas áreas dessas regiões, poderão ocorrer fortes temporais, com raios e ventanias. Em Lima e em todo o litoral centrossul, o Sol por entre nuvens e o calor vão predominar. Confira as temperaturas e o resumo do tempo para algumas cidades peruanas:
– Lima, entre 21 e 29ºC, Sol e calor, com muitas nuvens, não chove;
– Cusco, entre 7 e 22ºC, tempo bastante instável, com chuvas intensas, a qualquer hora, e possibilidade de fortes temporais;
– Arequipa, entre 9 e 23ºC, Sol com poucas nuvens, não chove;
– Puno, entre 5 e 20ºC, Sol com nuvens e chuvas leves;
– Porto Maldonado, entre 20 e 29ºC, tempo extremamentee instável, com chuvas intensas, a qualquer hora, podendo ocorrer fortes temporais, com raios e ventanias;
– Pucalpa, entre 22 e 31ºC, tempo bastante instável, com chuvas intensas, a qualquer hora, podendo ocorrer fortes temporais, com raios e ventanias;
– Iquitos, entre 23 e 31ºC, tempo bastante instável, com chuvas intensas, a qualquer hora.
BOLÍVIA:
O tempo estará bom, com muito sol e baixa probabilidade de chuvas, no sábado e no domingo, no centro e no sul do país. A partir do domingo, o tempo fica extremamente instável, com chuvas, a qualquer hora, sendo que, em alguns pontos, ocorrerão chuvas intensas, acompanhadas de fortes temporais, com raios e ventanias, na maior parte do país, mas, principalmente, na região de terras baixas. Chove fraco, no final do tarde ou à noite, em La Paz. Confira as temperaturas e o resumo do tempo para algumas cidades bolivianas:
– La Paz, entre 7 e 23ºC, chuvas leves, com raios e trovoadas;
– Trinidad, entre 20 e 29ºC, tempo bom, no sábado, mas, extremamente instável, a partir da tarde de domingo, com muita chuva, podendo ocorrer fortes temporais, com raios e ventanias, em alguns pontos, principalmente, à tarde;
– Cobija, entre 19 e 31ºC, tempo extremamente instável, com chuvas intensas, podendo ocorrer fortes temporais, com raios e ventanias, em alguns pontos.