Alerta urgente de enchentes em Cruzeiro do Sul e Tarauacá
fev 12
URGENTE
Alertamos para transbordamento iminente dos rios Juruá e Tarauacá nas próximas horas
CRUZEIRO DO SUL
Como já alertamos na última quinta-feira (11/2/2021), as chuvas torrenciais que ocorreram na serra do Divisor e em todo o oeste do Acre provocarão rápida elevação do nível dos rios Juruá e Moa.
Assim, voltamos a alertar, nesta sexta-feira (12/2/2021), para o transbordamento iminente, do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, devendo provocar enchentes maiores do que as ocorridas no último dia 2 de janeiro, quando seu nível atingiu a marca de 13,6m.
Às 12h desta sexta-feira, seu nível já era de 11,1m, tendo subido mais de 1m nas últimas 24 horas.
Portanto, é muito provável que, neste fim de semana ou no início da próxima, o rio passe dos 14mm, em Cruzeiro do Sul, e, assim, provocar sérios transtornos à população ribeirinha, não só de Cruzeiro do Sul, como também de Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo e dos municípios amazonenses de Guajará, Ipixuna e Eirunepé.
Neste fim de semana, as chuvas diminuem bastante no Juruá, mas poderão ocorrer de forma passageira e pontual, podendo ser fortes em algumas áreas.
É importantíssimo que a população e as autoridades fiquem bastante atentas, a fim de evitarem maiores prejuízos ou transtornos.
TARAUACÁ
Na nossa publicação de ontem, alertamos para a rápida e acentuada elevação do nível do rio Tarauacá.
Nesta sexta-feira (12/2/2021), voltamos a alertar urgentemente que a cidade de Tarauacá poderá enfrentar a maior enchente deste ano, até o momento, tendo em vista as chuvas intensas ocorridas nas bacias dos rios Tarauacá e do seu principal afluente, o Muru.
Portanto, alertamos para sérios transtornos decorrentes de alagamentos e enchentes neste fim de semana.
Assim, é importantíssimo que a população e as autoridades fiquem muito atentas, a fim de evitarem maiores prejuízos ou transtornos.
Neste fim de semana, as chuvas diminuem sensivelmente nesta parte do Acre, mas ocorrerão de forma passageira e pontual, podendo ser fortes em algumas áreas.
No município de Jordão os rios também estão subindo rapidamente, podendo provocar transtornos à população ribeirinha.
Os níveis dos rios Envira, em Feijó, e Purus, em Manuel Urbano e Santa Rosa do Purus, também têm subido rapidamente, mas não oferecem maiores preocupações às cidades banhadas por tais rios.