Níveis dos rios acreanos voltarão a subir a partir de sábado
fev 03
Alerta de muita chuva
No momento, os níveis dos principais rios do Acre estão muito abaixo da cota de alerta. Em Rio Branco, às 12h desta quarta-feira (3/2/2021), o rio Acre marcava 9,9m, e continuava baixando. Não era diferente em Cruzeiro do Sul, onde o rio Juruá estava com cota de 9,3m, com tendência a baixar. Também, em Tarauacá e em Sena Madureira, os rios estavam longe de atingir níveis elevados.
Porém, a partir desta quinta-feira (4/2/2021), como vimos anunciando diariamente, desde o início desta semana, a chegada de uma fraca frente fria e a incursão de muita umidade do oceano Atlântico, provocarão chuvas intensas, que podem vir acompanhadas de temporais, com raios e ventanias. As chuvas mais intensas, no Acre e nas áreas próximas, ocorrerão na sexta-feira, desde as primeiras horas, e no sábado, podendo continuar no domingo.
Assim, alertamos para a alta probabilidade de ocorrência de transtornos à população, como inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra.
A partir de sábado, os níveis dos rios Acre, Iaco, Purus, Envira, Tarauacá e Juruá começarão a aumentar bastante, tendo em vista o expressivo volume de chuvas a partir desta quinta-feira. Em algumas áreas, até o próximo domingo, poderá chover acima de 150mm em qualquer município do Acre.
Chuvas intensas também ocorrerão, neste fim de semana, em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Amazonas, Bolívia e Peru, com possibilidade de passar de 200mm, em alguns pontos.
No Acre, a maior temperatura, na sexta-feira e no sábado, deverá ficar abaixo de 25ºC, devido à leve penetração de ar polar e às chuvas intensas. À noite, no entanto, não ocorrerá diminuição significativa da temperatura, com mínimas, ao amanhecer, entre 19 e 22ºC.