Semana com chuvas intensas, temperatura amena e rios abaixo da cota de alerta

fev 01

ALERTA DE CHUVAS INTENSAS

Previsão para a semana

A primeira semana de fevereiro de 2021 terá alguns eventos atmosféricos significativos no Acre, com alterações no tempo que podem causar alguns transtornos à população.

Até quarta-feira ( 3/2/2021), o calor abafado, com chuvas, em geral, passageiras e pontuais, vai predominar no Acre, em Rondônia e nas áreas próximas. Em alguns municípios, inclusive, na capital, poderão ocorrer chuvas fortes, com raios e ventanias leves, mas de forma passageiras.

Na quinta-feira (4/2/2021), uma frente fria chega ao leste e ao sul do Acre, a qual, junto com muita umidade originária do Atlântico, provocará chuvas intensas e prolongadas, com possibilidade de temporais.

Assim, na sexta-feira, o tempo ficará muito instável em todo o Acre, na maior parte de Rondônia, no sul e oeste do Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, na Bolívia (planícies) e no Peru (selva), com chuvas a qualquer hora e temperatura amena.

Portanto, poderão ocorrer transtornos à população, a partir de quinta-feira, como inundação de ruas, transbordamento de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra.

Acompanhe nossas atualizações diárias, para ficar melhor informado sobre o tempo.

RIOS ABAIXO DA COTA DE ALERTA

Rios não oferecem perigo

Os principais rios do Acre, durante esta semana, não oferecerão nenhum perigo de transbordamento.

O rio Acre, em Rio Branco, após haver atingido a cota de 12,65m, às 13h, da última sexta-feira, voltou a baixar, sendo que, às 12h desta segunda-feira (1/2/2021), marcava 11,25m, e continuava baixando rapidamente, segundo os dados registrados pela Agência Nacional de Águas.

Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, nesse mesmo horário, marcava 8,9m, e continuava baixando lentamente.

Também não são motivo para preocupação durante esta semana os rios Iaco, em Sena Madureira, Tarauacá, em Tarauacá, Envira, em Feijó, e Purus, em Manuel Urbano.

Tendo em vista que as chuvas intensas só voltarão a ocorrer a partir da próxima quinta-feira, não ocorrerão transbordamentos dos principais rios acreanos, pelo menos até o próximo domingo (7/2/2021).

Apenas os pequenos rios, ou seja, os córregos e igarapés, é que poderão transbordar a partir de sexta-feira, devido às chuvas intensas que deverão ocorrer a partir de quinta-feira, as quais poderão continuar no fim de semana.

Acompanhe sempre nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre a tendência dos rios.

FEVEREIRO É O MÊS MAIS CHUVOSO EM RIO BRANCO

  O mês de janeiro de 2021 encerrou com 49% de chuvas acima da média mensal que é 286mm, em Rio Branco. O acumulado foi de 427mm. Foram 20 dias com chuva, segundo os registros do Instituto Nacional de Meteorologia.

  No entanto, é o mês de fevereiro o mais chuvoso da capital do Acre, com 284m. O volume mensal é um pouco menor do que o de janeiro, porém, deve-se ressaltar que são apenas 28 dias, enquanto o primeiro mês do ano tem 31 dias. Assim, fevereiro torna-se o mês com chuvas mais intensas em Rio Branco e áreas próximas.

  Conforme nossas análises, observando a temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico Norte – origem das chuvas no Acre e em toda a Amazônia – e a circulação atual dos ventos em baixo, médio e alto níveis da atmosfera, assim como a tendência das pressões atmosféricas na Antártica e em outras áreas da América do Sul, o mês de fevereiro deverá registrar chuvas acima da média em todo o Acre, principalmente no vale do Juruá e na maior parte do estado do Amazonas.

  As temperaturas médias, neste mês, deverão ficar um pouco abaixo da média climatológica, tendo em vista a penetração de ar polar fraco e as chuvas que ocorrerão.

  Veja, no mapa, a tendência das chuvas para fevereiro de 2021 no Acre e em toda a Amazônia. As cores verdes indicam chuvas acima da média, enquanto a branca, dentro da média, e as marrons, abaixo da média. A cidade de Rio Branco está indicada pelo asterisco. Clique no mapa pare vê-lo maior.

Tendência de chuvas em fevereiro de 2021

 

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *