Calor abafado e chuvas pontuais neste fim de semana, com rios abaixo da cota de alerta
jan 29
Fim de semana com chuvas pontuais
O último fim de semana de janeiro de 2021 será quente e abafado, com chuvas passageiras e pontuais, mas que podem ser fortes em algumas áreas, no Acre.
A maior probabilidade de chuvas é durante a tarde e no início da noite, porém, em alguns pontos, pode chover logo pela manhã, principalmente no domingo.
Não há formação de nenhum evento atmosférico que possa causar chuvas intensas e prolongadas, pelo menos até os dois primeiros dias de fevereiro.
A temperatura mínima, no início do dia, oscila entre 22 e 24ºC e a máxima, no início da tarde, entre 28 e 32ºC, em todos os municípios do Acre.
Calor abafado com chuvas pontuais, que podem ser intensas, neste fim de semana, em Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, norte, oeste e sul de Goiás, Bolívia e Peru.
No Distrito Federal, no centro e leste de Goiás, o tempo quente, com sol e nuvens, vai predominar, mas podem ocorrer chuvas rápidas e pontuais.
Rio Acre começará a baixar
O nível do rio Acre, em Rio Branco, por volta das 11h desta sexta-feira (29/1/2021), atingiu a marca de 12,6m, tendo subido um pouco acima do previsto por nós que era de 12,5m.
No entanto, continuamos a afirmar que, nas próximas horas, seu nível começará a baixar, tendo em vista as poucas chuvas ocorridas em sua bacia hidrográfica, principalmente nos municípios de Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil. A maior parte do volume de água que, no momento, está passando pela capital acreana é consequência principal das chuvas que ocorreram no vale do rio Rola e no município de Capixaba.
Assim, não há motivos, pelo mentos até os primeiros dias de fevereiro, para preocupação alarmante quanto à possibilidade de transbordamento, pois a cota de alerta, em Rio Branco, é 13,5m e a de transbordamento, 14,0m.
Os níveis dos rios Juruá, Tarauacá, Envira, Purus e Iaco também estão com seus níveis muito abaixo da cota de alerta e, portanto, sem motivos para preocupação alarmante no momento.