Rio Acre não deve transbordar
jan 27
ESPECIAL
Rio Acre
O nível do rio Acre não deve subir muito nos próximos dias, mesmo com as chuvas ocorridas nas últimas horas.
A sua bacia hidrográfica, acima de Rio Branco, abrange os rios Rola e Xapuri, cujas bacias, em conjunto, são muito maiores do que a do próprio rio Acre acima da cidade de Xapuri.
O rio Acre nasce no Brasil, no município de Assis Brasil, a uma altitude de 346m. Portanto sua nascente não está localizada em território do Peru, como muitos teimam em afirmar. Alguns pequenos córregos e igarapés nascem dos lados peruano e boliviano, os quais pouco interferem no volume de água do rio na capital acreana.
Observe no mapa apresentado toda a área da bacia do rio Acre, acima da cidade de Rio Branco.
Assim, são os rios Rola e Xapuri que recebem o maior volume de chuvas e, portanto, os principais responsáveis pelo aumento do nível do rio Acre, na capital do estado.
Conforme nossas análises atuais das chuvas ocorridas em toda a sua bacia hidrográfica e das que deverão ocorrer nos próximos dias, não vislumbramos um transbordamento, pelo menos até os primeiros dias de fevereiro. No máximo, o nível do rio Acre poderá atingir 12,5m nesses dias.
Mapa da bacia do rio Acre acima de Rio Branco
Observe no mapa que os rios Rola e Xapuri ocupam a maior parte da bacia do rio Acre acima de Rio Branco. As porções territoriais no Peru e na Bolívia, na cor rosa um pouco mais clara, são mínimas, se comparadas com o total da área em território brasileiro, na cor rosa um pouco mais escura.
Clique em cima do mapa para vê-lo muito maior e com informações gráficas mais precisas.
Muito bem explicado, professor Davi! Já repassei para meus familiares que estavam preocupados.
Olá, Maria! Muito obrigado pela participação.