Já choveu 24% acima da média de janeiro em Rio Branco
jan 26
Choveu muito em Rio Branco
O TEMPO
Nos primeiros 26 dias de janeiro de 2021, já choveu, em Rio Branco 356mm, ou seja, 24% a mais do que a média climatológica do mês que é 286mm, conforme dados oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia.
Esta semana, até o fim do mês, não deve chover muito em Rio Branco e na maior parte do Acre. As chuvas podem ocorrer diariamente, mas de forma pontual e passageira, sem motivos para maiores preocupações.
Em alguns pontos, entretanto, poderão, sim, ocorrer chuvas fortes, mas sem maiores transtornos na maioria dos municípios do Acre, inclusive, em Rio Branco.
O calor abafado vai predominar, pelo menos até o próximo dia primeiro de fevereiro, com temperaturas mínimas oscilando entre 22 e 25ºC e máximas, entre 31 e 34ºC, nas cidades acreanas e nas áreas vizinhas.
OS RIOS
O nível dos rios do Acre não oferecem perigo de transbordamento até, pelo menos, o fim deste mês de janeiro, tendo em vista que não ocorreram chuvas intensas nos últimos dias em suas bacias hidrográficas.
Em Rio Branco, o nível do rio Acre, por volta das 11h desta terça-feira (26/1/2021), marcava 11,1m, subindo lentamente. Até o fim deste mês, poderá chegar, no máximo, até 12,5m.
O mesmo ocorre no rio Juruá, onde, em Cruzeiro do Sul, seu nível, nesta terça-feira, era de 10,1m, subindo lentamente, não devendo causar maiores problemas até o fim desta semana.
Também seguem sem problemas os rios Iaco, Purus e Envira.
A única possibilidade de transbordamento está em Tarauacá, porém, sem aumento considerável do nível do rio que corta a cidade.