Nível do rio Acre, em Rio Branco, voltará a subir, a partir da noite desta segunda-feira e deverá superar 14,5 metros, nos próximos dias. Em Brasileia, seu nível já subiu mais de 5 metros, nas últimas 48 horas. Observe, no gráfico, a sua momentânea estabilização, na capital.
fev 24
17h 10min
O nível do rio Acre, em Rio Branco, estabilizou em 13,45 metros, desde a manhã desta segunda-feira, dia 24.
No entanto, a partir desta noite e, principalmente, a partir da terça-feira, dia 24, seu nível voltará a subir e deverá superar 14,5 metros, nos próximos dias.
A causa são as intensas chuvas que não param de cair, nos vales dos rios Acre e Xapuri.
Em Brasileia, somente nas últimas 48 horas, o nível do rio Acre aumentou mais de 5 metros e, às 17 horas desta segunda-feira, continuava subindo rapidamente e já marcava 9,6m. Na cidade de Xapuri, seu nível aumentou, nesse mesmo intervalo de tempo, quase três metros e no final da tarde desta segunda-feira, já atingia 11 metros de profundidade.
Todos os dados aqui divulgados são fornecidos pela ANA (Agência Nacional de Águas).
Observe, no gráfico, a variação do nível do rio Acre, em Rio Branco, desde o último dia 21 até o final da tarde desta segunda-feira, dia 24 de fevereiro, onde se vê sua estabilização, em 13,45 metros.
Quanto aos níveis dos rios Madeira e Mamoré, em Rondônia, tiveram um aumento mais rápido, nesta segunda-feira e devem continuar subindo, pelo menos, durante toda esta semana, tendo em vista as intensas chuvas que caíram, em Mato Grosso (nascentes do rio Guaporé), na Bolívia e no Peru.