Enchentes e alagaçãoes em Rondônia. A verdade sobre a origem das águas do rio Madeira que banha Porto Velho. As represas de Jirau e Santo Antônio evitaram uma inundação ainda maior e há mais tempo, na capital.

fev 18

17h 10min

Muitas são as informações sobre a origem das águas do rio Madeira que banha a cidade de Porto Velho. Informações sem fundamento dão conta de que as represas das usinas hidroelétricas de Santo Antônio e de Jirau é que causaram tamanha inundação. Outras informações erradas dizem que a maior parte dessas águas vem do Peru, principalmente, da cordilheira dos Andes.

Resolvemos, então, esclarecer, resumidamente, alguns aspectos geográficos da bacia hidrográfica do rio Madeira localizada acima da capital de Rondônia.

Chuvas intensas caíram, nas últimas semanas em toda a área compreendida pela drenagem desse grande rio.

É evidente, então, que toda essa água teria que passar por Porto Velho. Mas o volume de chuvas foi tanto que o rio não suportou e acabou transbordando e, assim, provocando a maior alagação de que se tem conhecimento, naquela cidade.

Porto Velho só tem a agradecer pela construção das represas das hidroelétricas de Jirau e, principalmente, de Santo Antônio, pois ficam localizadas em cota acima da cidade.

Assim, um grande volume de água que deveria passar pela capital rondoniense ficou retida na represa. Se isso não tivesse ocorrido, aquela cidade já estaria enfrentando uma alagação, ainda maior e há mais tempo.

A maior parte, ou seja, cerca de 80%, das suas águas vem da Bolívia e, apenas, 6%, tem origem no Peru. A participação do Brasil, também, é pequena, com, aproximadamente, 9%, vindo de Rondônia, 4% de Mato Grosso e, menos de 1% tem origem no Acre.

A participação da cordilheira dos Andes, em termos de volume de chuva, também, é pequena, com cerca de, apenas, 18%. Portanto, são as planícies que têm a maior participação, com, aproximadamente, 82%, da bacia hidrográfica do rio Madeira, acima de Porto Velho.

Os rios que têm maior participação nesse volume, na capital rondoniense, são:

– na Bolívia, os rios Mamoré, Beni e Madre de Dios;

– no Peru, o rio Madre de Dios;

– em Rondônia, os rios Guaporé e Jaci-Paraná;

– em Mato Grosso, o rio Guaporé;

– no Acre, o rio Abunã.

Portanto, a maior participação,nas águas do Madeira, naquela capital, vem das chuvas que caem na região de terras baixas da Bolívia.

Observe, no mapa da bacia hidrográfica do rio Madeira, a localização de Porto Velho.

Enchentes e alagaçãoes em Rondônia. A verdade sobre a origem das águas do rio Madeira que banha Porto Velho. As represas de Jirau e Santo Antônio evitaram uma inundação ainda maior e há mais tempo, na capital.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *