Mais uma vez: Não foi e nem será por falta de avisos e alertas diários. Enchentes sem precedentes e muitos transtornos e prejuízos poderiam ter suas consequências negativas amenizadas.

fev 18

10h 10min

Todos os transtornos, problemas e perdas materiais e humanas que estão ocorrendo como consequência de fortes chuvas que caíram e têm caído, no Acre, mas, principalmente, na Bolívia, no Peru e, agora, em Rondônia, poderiam ser amenizados se as autoridades e a própria população tomassem, antecipadamente, as medidas necessárias.

O portal O Tempo Aqui anunciou e alertou, e continua anunciando e alertando, diariamente, que chuvas intensas, muitas vezes, acompanhadas de fortes temporais, atingiriam e vão continuar atingindo esses estados e países, podendo causar sérios transtornos à população atingida pelo mau tempo.

Porto Velho, Guajará-Mirim, Humaitá, Manicoré e outras cidades já estão enfrentando a maior enchente dos rios Madeira e Mamoré de que se tem notícia.

Deslizamentos nas estradas do Pacífico e muitas mortes, na Bolívia estão ocorrendo devido às chuvas abundantes que têm caído diariamente.

Todos os dias alertamos sobre as severas condições do tempo que estão ocorrendo neste verão que, possivelmente, será o de maior volume de chuvas dos últimos 60 anos, nesses estados e países.

Não fazemos essas previsões do tempo de forma aleatória. São mais de 30 anos estudando o clima do mundo e da América do Sul, mas, em especial, do Brasil, e, em particular, do Acre e das regiões vizinhas. Nossas previsões são fruto de estudo e análise minuciosos e diários, ao longo de muitos anos, de todos os elementos e fatores que determinam o tempo atmosférico, no Acre, desde as pressões atmosféricas, na Antártida, até a temperatura dos oceano Atlântico e Pacífico.

Elaboramos um modelo próprio e exclusivo de previsão do tempo para o Acre e regiões vizinhas, com base nas leis da Física e nos conceitos da Meteorologia.

Conseguimos fazer as fórmulas matemáticas que nos permitem prever com, pelo menos, quatro dias de antecedência, o nível, quase exato, que o rio Acre atingirá, em Rio Branco, após ter chovido, na sua bacia hidrográfica. Foi fruto de trabalho árduo, ao longo de cerca de 25 anos dedicados a entender e prever enchentes. Agora, estamos em condições de prever os níveis de quaisquer rios da nossa região, desde que solicitados.

São cálculos complexos e trabalhosos, mas que estão dando resultados altamente satisfatórios.

Vamos continuar anunciando e alertando sobre quaisquer fenômenos atmosféricos que possam causar impactos à população e às atividades econômicas, principalmente, do Acre, mas, também, na medida do possível, das regiões vizinhas.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *