ALERTA URGENTE: Rio Branco será atingida por alagação de proporções alarmantes, a partir desta semana. Nível do rio Acre, na capital acreana, subirá rapidamente. Alerta, também, para Sena Madureira e Boca do Acre. Saiba mais.
fev 16
14h 10min
A população de Rio Branco residente em áreas baixas tem até a próxima terça-feira, dia 18, para tomar, sem muitos transtornos, as devidas providências, com relação a inundações, pois o nível do rio Acre, começará a subir rapidamente, a partir da quarta-feira, dia 19.
O volume de chuvas que caiu nos vales do rio Xapuri, do rio Acre e do riozinho do Rola é suficiente para causar uma repentina subida do nível do rio Acre, a partir de terça-feira e, principalmente, a partir da quarta-feira.
Chuvas torrenciais, acima de 80mm, causaram quedas de centenas de árvores, cujas águas carregaram para o rio enormes troncos e galhos que estão descendo, com a correnteza, e começarão a passar por Rio Branco, durante esta semana, causando acúmulo significativo junto às colunas das pontes da capital, a partir de terça-feira.
Nos últimos três dias, o nível do rio, em Brasileia, subiu mais de 5 metros, enquanto, em Xapuri, elevou 2,3m, em Capixaba, aumentou 3,0m e no riozinho do Rola, aumentou mais de 1m, principalmente, no seu afluente Espalha. Da mesma forma, o curso médio do rio Xapuri, teve uma elevação de 2,5 metros, em apenas, 48 horas.
Em Rio Branco, o nível do rio, por enquanto está, praticamente, estabilizado, em 14,30 metros, mas aumentará muto rapidamente, nos próximos dias.
Pelos cálculos iniciais, o nível do rio Acre, na capital, deverá ultrapassar 16 metros, até o início da próxima semana, caso não chova mais na sua bacia hidrográfica localizada acima de Rio Branco.
No entanto, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à nova onda de extrema umidade do ar e chuvas intensas entre os dias 20 e 24 de fevereiro, o que poderá agravar significativamente a situação, já preocupante.
Identicamente, as cidades de Sena Madureira, Manuel Urbano e Boca do Acre sofrerão alagações de proporções, também, alarmantes e muito preocupantes, pois os níveis dos rios Iaco e Purus subirão muito nos próximos das.
Confira o nível dos rios e a tendência, nas diferentes estações, na medição das 12 horas deste domingo, dia 16, segundo a ANA (Agência Nacional de Águas):
– Brasileia, 9,3 metros, subindo;
– Xapuri, 12,2 metros, subindo;
– Rio Xapuri (médio curso), 13,5 metros, subindo rapidamente;
– Capixaba, 10,5 metros, subindo rapidamente;
– Riozinho do Rola (Espalha), 10,8 metros, subindo;
– Riozinho do Rola (Barro Alto), 12,8 metros, subindo;
– Rio Branco, 14,3 metros, estabilizado, por enquanto.
O Tempo Aqui informará quaisquer alterações no comportamento da atmosfera que possam modificar a situação de perigo que se aproxima, no Acre, no Amazonas e em Rondônia.
Acompanhe, portanto, nossas atualizações que ocorrem, a qualquer momento.