ALERTA URGENTÍSSIMO: Chuvas intensas, muitas vezes, acompanhadas de fortes temporais, com raios e ventanias, vão predominar entre esta sexta-feira e o próximo domingo, na maior parte da Amazônia Ocidental, do Centro-Oeste brasileiro, do Peru e da Bolívia.
fev 13
14h 30min
Uma intensa massa de ar úmido, vindo do Atlântico Norte, e perturbações causadas por uma frente subtropical deixarão o tempo extremamente instável, com alta probabilidade de chuvas intensas, muitas vezes, acompanhadas de raios e ventanias, no Acre, Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru, entre esta sexta-feira, 14, e o próximo domingo, dia 16.
No entanto, as condições atmosféricas mais severas, com altíssima probabilidade de causar sérios transtornos e prejuízos à população e às atividades econômicas, estarão concentradas na região de terras baixas da Bolívia e do Peru, assim como no sul e no sudoeste de Rondônia e nos municípios do Acre que fazem fronteira com os países vizinhos.
As regiões de Cusco e de Porto Maldonado, no Peru, e as cidades e povoados localizados junto ao rios da Bolívia, poderão sofrer muitos prejuízos, com graves consequências, nos próximos dias, tendo em vista as chuvas volumosas e o consequente transbordamento dos rios e deslizamento de morros e barrancos.
Alerta especial para o agravamento da situação em Porto Velho, Guajará-Mirim e demais cidades e povoados localizados junto aos rios Guaporé e Madeira, tanto em Rondônia como no Amazonas, que estarão recebendo um volume muito grande de água (muito maior do que o atual) que está vindo da Bolívia e do Peru, talvez, o maior de que se tem notícia, pois as chuvas deverão continuar abundantes, nos próximos dias.
O Tempo Aqui não poderia deixar de dar o aviso e o alerta para os países e estados vizinhos, que tanto acessam o nosso portal, no sentido de que a população e as autoridades possam tomar, urgentemente, as medidas necessárias para amenizar esta situação de graves transtornos e prejúizos que se aproximam.