ALERTA: Chuvas intensas marcarão esta semana, na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, do Peru e da Bolívia. Em algumas áreas, poderão ocorrer sérios transtornos à população atingida pelo mau tempo.
fev 09
17h 10min
A excessiva umidade, trazida por ventos do Atlântico, provoca o surgimento de nuvens muito carregadas, na maior parte da Amazônia Ocidental e dos países vizinhos, propiciando chuvas intensas.
Durante toda esta semana, de 10 a 16 de fevereiro, as condições atmosféricas estarão extremamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, muitas vezes acompanhadas de raios e ventanias, na maior parte do Acre, de Rondônia, do Amazonas, do Peru e da Bolívia.
As condições meteorológicas estarão mais severas, com chuvas torrenciais, na fronteira do Acre com a Bolívia e com o Peru e nas regiões de planícies desses países vizinhos.
Nas regiões peruanas de Porto Maldonado, Cusco e Pucalpa, assim como nas regiões bolivianas de Cobija, Riberalta e Trinidad, devem ocorrer chuvas volumosas, na maioria dos dias desta semana, causando muitos problemas à população e às atividades econômicas dessas cidades, com a consequente enchente dos rios e deslizamentos de encostas.
No Acre, os municípios que deverão receber um grande volume de chuvas são Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Capixaba, Assis Brasil, Jordão, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter, além das nascentes dos rios Acre, Xapuri, Iaco, Chandless, Purus, Envira, Tarauacá, Muru e Juruá.
Portanto, no final da próxima semana, poderá ocorrer um rápido e intenso aumento do nível dos rios que banham o Acre.
O Tempo Aqui vai continuar atento ao comportamento das chuvas e qualquer situação que possa causar maiores transtornos à população acreana será imediatamente anunciado.
No caso de uma provável grande alagação, em Rio Branco, avisaremos com antecedência de, pelo menos, quatro dias.