Esta semana tem calor, chuva e frio. Onda polar chega na quinta-feira e provoca a terceira friagem do ano.
maio 20
CALOR ABAFADO E CHUVAS
Esta semana tem de tudo um pouco: calor, chuvas, raios, ventanias e frio polar no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru. Tempo bom e seco predomina em Goiás e no Distrito Federal.
Uma frente quente e úmida chegou ao Acre e regiões próximas nesta segunda-feira (20/5/2019). Assim, até a próxima quinta-feira, o tempo fica instável, mas quente e abafado, com chuvas pontuais, que, em algumas áreas, serão fortes e acompanhadas de raios e ventanias.
Pode chover muito forte, com temporais, no Acre, em Rondônia, no sul e sudoeste do Amazonas, na Bolívia e na região peruana de Porto Maldonado, entre quarta-feira e quinta-feira, devido à aproximação de uma frente fria.
SEXTA-FEIRA SERÁ FRIA
A frente fria chega na quinta-feira, com muito vento da direção sudeste, mas a onda de frio polar começa a penetrar, com mais intensidade, na sexta-feira, deixando o dia fechado, ventilado e frio.
Esta já é a décima terceira frente fria de 2019 a chegar ao Acre, mas é a terceira onda de frio polar a atingir a região.
É bom lembrar que frente fria não é sinônimo de frio. Muito pelo contrário, frente fria é a dianteira do frio e, portanto, quente, provocando chuvas durante o seu deslocamento, ou seja, são os ventos quentes que sopram pouco antes da chegada de uma onda de frio polar.
Assim, a frente fria chega na quinta-feira, durante o dia, provocando chuvas, mas o frio começa a ser sentido a partir da noite e, principalmente, na sexta-feira.
Entretanto, essa friagem não será intensa, mas moderada e de curta duração.
Serão atingidos com os ventos polares o Acre, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru, além, naturalmente, de outros estados brasileiros.
A qualquer momento, publicaremos informações mais precisas sobre esse novo resfriamento na região.
Vai esfriar em Juina no mato grosso? Boa tarde.
Olá, Erikson! Em Juína, no noroeste mato-grossense, o resfriamento será muito pouco. Apenas os ventos de sudeste serão sentidos. Continua acompanhando nossas atualizações. Nesta quarta-feira, entre 13h e 16h, publicaremos informações mais precisas sobre essa nova onda de frio polar a atingir a região.