Frio noturno aumenta. Novos recordes deverão ser registrados. Alerta de baixa umidade do ar.
maio 15
NOITES FICAM MAIS FRIAS ATÉ SEXTA-FEIRA
O ar polar continua penetrando no Acre, agora, com mais intensidade. É por isso que nesta quarta-feira (15/5/2019) o sol e a baixa umidade do ar predominaram.
Quando a umidade do ar baixa bastante – o ar polar é extremamente seco -, a temperatura cai rapidamente durante a noite, semelhante ao clima de deserto. Assim, ao amanhecer desta quinta-feira e da próxima sexta-feira, deverão ser registradas as menores temperaturas deste ano, até o momento.
Em Rio Branco, a mínima deverá variar entre 15 e 17ºC, enquanto, em Brasileia, Epitaciolândia e Assis Brasil, as mínimas nestes próximos dois dias deverão oscilar entre 14 e 16ºC.
Até o momento, a menor temperatura registrada em Rio Branco, neste ano, foi 17,3ºC, no dia 7 de abril, por ocasião da primeira friagem de 2019. Em todo o Acre, o recorde do ano ainda é 16,6ºC, registrado em Epitaciolândia e Brasileia, nos dias 9 e 10 de abril.
Pelo menos até sábado, a umidade do ar estará baixa, podendo ficar entre 25 e 35%, principalmente no leste e no sul acreano e no sul e oeste rondoniense.
O Tempo Aqui lembra que, entre 20 e 30% de umidade relativa do ar, é caracterizado o estado de atenção para a saúde humana. Assim, deve-se ingerir muito líquido e evitar ficar exposto ao Sol entre 10h da manhã e 4h da tarde.
No sábado e no domingo, o dia ainda vai amanhecer com temperatura amena, mas, durante o dia o calor retorna, pois os ventos mudam de direção e passam a soprar do norte, devido à incursão de uma massa de ar quente e úmida.
As chuvas deverão voltar a ocorrer no Acre, em Rondônia e no sul e oeste do Amazonas, a partir de domingo, mas de forma passageira e pontual, porém, a partir de segunda-feira, começará a chover com mais intensidade.
As noites ficarão mais frias nos próximos dois dias também em parte de Rondônia e de Mato Grosso, com mínimas entre 14 e 17ºC, nas cidades rondonienses de Vilhena, Costa Marques e Guajará-Mirim, e nas mato-grossenses de Cuiabá, Cáceres e Comodoro, entre outras.
CHUVA E FRIO EM BRASÍLIA E GOIÁS
O tempo começa a mudar nesta quinta-feira no Distrito Federal e em Goiás. Ocorrerão chuvas, que podem ser fortes e acompanhadas de temporais, com queda da temperatura.
No entanto, a partir de sábado, o tempo bom voltará a predominar.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo.