Frio polar chega no domingo e provoca chuvas intensas. Antes, tem calor recorde.
maio 09
FRIAGEM MODERADA
A segunda onda de frio polar de 2019 chega no domingo (12/5/2019), por volta do meio-dia (entre 10h da manhã e 3h da tarde), a Rio Branco e demais municípios do leste e do sul do Acre. Até as primeiras horas de segunda-feira, os ventos intensos da direção sudeste já estarão presentes em todo o estado do Acre, assim como em Rondônia, sul e oeste do Amazonas e região do Pantanal de Mato Grosso, além das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
A temperatura não cairá muito, mas a massa de ar polar será bastante abrangente e duradoura, provocando uma friagem moderada no sul da Amazônia Ocidental.
A incursão de ar polar deverá permanecer até por volta da próxima quinta-feira, deixando as noites com temperaturas amenas, principalmente no leste e no sul do Acre.
As mínimas, ao amanhecer, entre segunda-feira e quinta-feira, deverão oscilar entre 13 e 17ºC, por exemplo, nas cidades acreanas de Rio Branco e Brasileia, porém com sensação térmica inferior devido aos fortes ventos que estarão soprando, cujas rajadas poderão passar de 60km/h em alguns pontos.
ALERTA DE TEMPORAIS
A partir da noite de sábado, mas, principalmente, no domingo, as condições atmosféricas estarão altamente favoráveis à ocorrência de temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, em vários pontos do Acre, de Rondônia, do sul e oeste do Amazonas, do sul e oeste de Mato Grosso, das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
Em Rio Branco, o domingo será com chuvas desde as primeiras horas do dia. A partir do fim da tarde, a temperatura cai rapidamente e no início da noite, a segunda friagem do ano já será sentida por todos, com nuvens baixas e ventos intensos e ininterruptos da direção sudeste.
CALOR INTENSO
O calor pré-frontal será intenso no Acre, até sábado, com temperaturas máximas, durante a tarde, que poderão passar de 35ºC, estabelecendo novos recordes deste ano.
Na última quarta-feira (8/5/2019), a cidade acreana de Cruzeiro do Sul registrou recorde de calor de 2019, até o momento, com registro de 34,6ºC, mas poderá registrar novos recordes até sábado.
Em Rio Branco, as máximas deverão oscilar entre 33 e 35ºC, nestes dias que antecedem a chegada da onda de frio, enquanto no interior do estado, deverão oscilar entre 34 e 37ºC.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo.
Esta friagem poderá ter um maior declínio na temperatura de que a ultima que ocorreu ?
E Qual é a previsão para o grau mínimo da temperatura em Boca do Acre ?
Olá, William! Sim, a onda de frio que chega no domingo é mais forte do que aquela que provocou a primeira friagem de 2019, no dia 6 de abril. Entre 13h e 15h desta sexta-feira, publicaremos informações mais precisas sobre mais esta onda de frio. Adiantando a resposta à sua pergunta, numa primeira análise, as temperatura mínimas, em Boca do Acre (Amazonas), deverão oscilar entre 15 e 18 graus, ao amanhecer de segunda-feira a quinta-feira.
Qual a temperatura minima que vai fazer em Juina no noroeste de Mato grosso? Obrigado e boa tarde.
Olá, Erikson! Muito obrigado pela participação. No noroeste mato-grossense, a onda de frio chegará enfraquecida. A temperatura mínima deverá oscilar entre 17 e 20 graus, ao amanhecer dos próximos dias, a partir de segunda-feira.