Frio polar chega ao Acre no sábado, mas, antes, provoca muita chuva
abr 03
CHUVAS FORTES E CALOR ANTECEDEM A FRIAGEM
A primeira friagem do ano chega ao Acre no sábado (6/4/2019), logo pela manhã, com ventos intensos da direção sudeste, chuvas e alta probabilidade de temporais. Antecedendo a chegada da onda de frio polar, o calor será intenso, principalmente na sexta-feira. Na quinta-feira, muito calor também, mas o dia estará bastante ventilado, com ventos da direção norte, devido a um centro de baixa pressão atmosférica no norte da Argentina.
Não haverá frio intenso, mas, neste fim de semana, as temperaturas e os ventos de sábado e domingo deixarão o tempo fechado, com céu encoberto, devido à incursão moderada de ar polar.
As menores temperaturas ocorrerão na região acreana de Brasileia, com mínimas entre 14 e 17ºC, ao amanhecer de domingo e de segunda-feira. Em Rio Branco, as mínimas oscilarão entre 16 e 19ºC.
Durante a tarde de sábado, a temperatura máxima deverá oscilar entre 22 e 26ºC, no leste e no sul do Acre e no oeste de Rondônia. No domingo, o dia estará ventilado, com temperatura amena, mas, à noite, esfria um pouco mais.
Os ventos da direção sudeste serão intensos, com rajadas que poderão passar de 60km/h em alguns pontos, principalmente no leste e no sul do Acre.
Até o fim da noite de sábado para domingo, todo o estado do Acre estará sob ação dos ventos polares, porém, na região do vale do Juruá, a intensidade da friagem será menor do que na capital. Em Cruzeiro do Sul, por exemplo, as mínimas devem oscilar entre 19 e 21ºC.
A região de Boca do Acre, no Amazonas, também terá ventos da friagem já a partir do fim da tarde de sábado. No domingo, tais ventos já estarão na cidade amazonense de Eirunepé, com fraca intensidade.
Em Rondônia, somente o vale do Guaporé, onde estão as cidades de Costa Marques e Guajará-Mirim, e a região de Vilhena terão o efeito dessa friagem. Em Porto Velho, apenas os ventos de sudeste estarão soprando, pois a temperatura praticamente não terá queda significativa.
No estado de Mato Grosso, apenas Cuiabá e o Pantanal terão pequena diminuição da temperatura, com ventos soprando da direção sudoeste.
A temperatura também cai em toda a planície da Bolívia e no sul e sudeste da região de selva do Peru, principalmente em Inapari e Porto Maldonado.
Acompanhe nossas atualizações a fim de ficar melhor informado sobre esta primeira onda de frio do ano a atingir a região.