Calor, chuvas intensas, ventos fortes e primeira friagem do ano marcam esta semana no Acre e regiões próximas
abr 01
SEMANA COMEÇA QUENTE E ABAFADA
Os primeiros dias da primeira semana do mês de abril de 2019 será com muito calor e chuvas fortes, com temporais, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru.
Poderão ocorrer recordes de calor do ano nestes primeiros dias de abril.
Na quarta-feira e, principalmente, na quinta-feira, o dia e a noite estarão bastante ventilados, com ventos intensos soprando da direção noroeste, devido a um centro de baixíssima pressão atmosférica que se formará no norte da Argentina.
FIM DE SEMANA SERÁ COM FRIAGEM
Uma forte onda de frio polar atingirá o extremo sul do Brasil na sexta-feira (5/4/2019), logo cedo, despencando a temperatura no sul e no oeste do Rio Grande do Sul.
No sábado (6/4/2019), logo nas primeiras horas do dia, uma frente fria chega ao Acre e ao sul e sudoeste do Amazonas, passando também pelo sul e oeste de Rondônia, sudoeste e oeste de Mato Grosso, planícies da Bolívia e sul da região de selva do Peru, com ventos intenso, cujas rajadas da direção sudeste, poderão superar 60km/h, em alguns pontos.
Logo na sequência, ainda pela manhã, a temperatura cai bruscamente devido à incursão de uma onda de frio polar, caracterizando a primeira friagem de 2019 no Acre e em todo o sul e oeste da Amazônia Ocidental, assim como na região do Pantanal Mato-grossense.
Portanto, o fim de semana será com tempo frio no Acre, no sul e oeste do Amazonas, no sul e oeste de Rondônia, na região do Pantanal de Mato Grosso, nas planícies da Bolívia e na região de selva do Peru.
As temperaturas mínimas poderão oscilar entre 15 e 18ºC, no leste e no sul do Acre, no sul e oeste de Rondônia e no sul do Amazonas.
O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência de fortes temporais durante esta semana, principalmente na sexta-feira e no sábado, devido à chegada desta forte frente fria.
Portanto, poderão ocorrer sérios transtornos à população de pontos vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e destelhamentos e danos às edificações, além do perigo dos raios.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informa sobre a evolução desta forte onda de frio polar a chegar ao nosso país.
Que horas essa friagem poderá chegar aqui em Boca do Acre?
Olá, William! Em Boca do Acre, a onda de frio polar deverá chegar antes do fim da tarde de sábado. Acompanhe nossas atualizações, pois publicaremos informações mais precisas nos próximos dias.