Fim de semana com pouca chuva no Acre, Goiás e Distrito Federal. Nível do rio Acre pode passar da cota de alerta. Chove em Rondônia, Amazonas e Mato Grosso.

mar 29

MENOS UMIDADE NO ACRE

Este fim de semana, até segunda-feira (1/4/2019), será com predomínio de sol e nuvens no Acre, com pouca chuva, principalmente no leste e no sul do estado, ou seja, onde estão, entre outras, as cidades de Rio Branco e Brasileia. Se chover, será de forma passageira e, apenas, em alguns poucos pontos isolados, não se descartando eventuais chuvas fortes, mas rápidas.

Chuvas um pouco mais intensas, mesmo assim de forma isolada, poderão ocorrer no centro do estado e no vale do Juruá.

A causa desta diminuição das chuvas está na penetração de ar polar, que é caracteristicamente mais seco, que começou com a chegada da sétima frente fria ao Acre, na última quarta-feira, causando chuvas torrenciais em Rio Branco e na maior parte do Acre.

Chove pouco também, neste fim de semana, no sul e oeste de Rondônia, no sul do Amazonas, nas planícies da Bolívia e no centro e sul da região de selva do Peru.

Em Goiás e no Distrito Federal, o fim de semana será bastante ventilado, com fortes rajadas da direção leste. As chuvas, se ocorrerem, serão fracas e rápidas, apenas, em alguns poucos pontos isolados, principalmente no norte goiano.

 

CHOVE EM RONDÔNIA, AMAZONAS E MATO GROSSO

O ar úmido, originário do oceano Atlântico, vai continuar penetrando e provocando chuvas neste fim de semana na maior parte do Amazonas, de Rondônia e de Mato Grosso, assim como no norte da região de selva do Peru. Em alguns pontos, poderão ocorrer temporais, com chuvas fortes, raios e ventanias, principalmente no Amazonas (exceto o sul do estado) e no norte e nordeste da região de selva do Peru.

É importante ficar atento, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos nestes dias.

 

CHOVEU, EM POUCAS HORAS, 70,5mm, EM RIO BRANCO

Na última quarta-feira (27/3/2019), choveu 70,5mm em Rio Branco. Se somado com a chuva de segunda-feira (25/3/2019), que foi de 70,2mm, choveu, na capital do Acre, em apenas dois dias, 140,7mm.

No mês de março, já choveu 355mm, em Rio Branco, ou seja, 54% acima da média mensal que é de 230,2mm.

Nos primeiros três meses deste ano, o acumulado já é superior a 1.150mm, na capital acreana, ou seja, 43% acima da média que é de 804,0mm.

Quando da chegada da frente fria, na última quarta-feira, foi registrada rajada de vento com velocidade de 54km/h, da direção sudeste, às 13h38min, no aeroporto de Rio Branco.

 

NÍVEL DO RIO ACRE PODE PASSAR DA COTA DE ALERTA

As chuvas intensas que ocorreram nos últimos dias em todo o Acre provocaram uma rápida elevação do nível dos principais rios do estado. Em Rio Branco, o nível do rio Acre, que, nesta sexta-feira, às 13h, era de 12,9m, poderá passar da cota de alerta até domingo, mas sem motivos para preocupações alarmantes, pois as chuvas diminuirão bastante neste fim de semana.

Em Sena Madureira e em Cruzeiro do Sul, os níveis dos rios Iaco e Juruá, também estão subindo.

Confira o nível dos principais rios, registrado às 13h desta sexta-feira:

– em Rio Branco, o rio Acre, estava com 12,9m, subindo;
– em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá estava com 11,2m, subindo;
– em Sena Madureira, o rio Iaco estava com 12,3m, subindo.

Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e o nível dos principais rios.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *