Ventos de 54km/h, chuvas fortes e temperatura amena em Rio Branco. Em apenas dois dias, choveu 140,7mm na capital acreana. Rio Acre pode passar da cota de alerta.

mar 28

TEMPORAIS E QUEDA DA TEMPERATURA

Exatamente como O Tempo Aqui informou com bastante antecedência, a frente fria chegou por volta do meio-dia da quarta-feira (27/3/2019), ao leste e ao sul do Acre, causando temporais, com chuvas torrenciais, muitos raios e ventanias.

Em Rio Branco, no aeroporto da cidade, às 13h38min, foram registradas rajadas de vento de 54km/h, da direção sudeste, e, pouco antes, às 13h20min, no mesmo local, rajadas de 41km/h, da direção leste.

No entanto, no início deste ano, no dia 4 de janeiro, também foram registradas rajadas de 54km/h na capital do Acre. No ano anterior, em 2018, foi registrado vento de 107,4km/h, no dia 26 de setembro.

Choveu nesta quarta-feira na capital acreana, na região do bairro do Tucumã, 70,5mm, sendo que, dois dias antes, na segunda-feira (25/3/2019), havia chovido 70,2mm, ou seja, em dois dias, o acumulado foi de 140,7mm, ou seja, mais da metade da média do mês de março.

No entanto, no estado, a chuva mais intensa da última quarta-feira ocorreu em Porto Acre, onde foram acumulados 100,6mm.

Com a chegada da frente fria à capital do Acre, a temperatura caiu de 28,9ºC, às 11h da manhã, para 23,0ºC, às 13h, e assim permaneceu durante toda a tarde da quarta-feira.

Nestes primeiros três meses do ano, até a última quarta-feira (27/3/2019), já choveu mais de 1.150mm, quando a média é de 804,0mm, ou seja, o acumulado de chuva, em Rio Branco, já supera em 43% a média do trimestre. Somente neste de março, já choveu 355mm, superando em 54% a média mensal que é de 230,2mm, segundo registros oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia.

Essas chuvas muito acima da média foram previstas e anunciadas por O Tempo Aqui, logo no início do ano. A causa principal esta na temperatura um pouco acima da média das águas superficiais do oceano Atlântico, origem das chuvas na Amazônia e de todo o Brasil.

 

NÍVEL DO RIO ACRE PODE PASSAR DA COTA DE ALERTA

O nível dos principais rios do Acre deverão ter acentuada elevação nos próximos dias, principalmente os rios Acre e Iaco.

Em Rio Branco, o nível do rio Acre, como já havíamos previsto, poderá passar da cota de alerta nos próximos dias.

Confira a posição dos principais rios do estado, às 15h desta quinta-feira (28/3/2019):

  • em Rio Branco, o rio Acre estava com 12,6m, subindo rapidamente;
  • em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá estava com 10,9m, baixando, mas poderá voltar a subir nos próximos dias;
  • em Sena Madureira, o rio Iaco estava com 11,9m, subindo rapidamente;
  • em Tarauacá, o rio Tarauacá estava subindo, podendo transbordar nas próximas horas.

 

CHUVAS DIMINUEM NESTE FIM DE SEMANA

A penetração de ar polar, através dos ventos de sudeste, inibem a formação de muitas nuvens carregadas e, assim, as chuvas diminuem na maior parte do Acre, principalmente no leste e no sul do estado.

Portanto, nos próximos três dias, ou seja, neste fim de semana, o sol com nuvens e o calor voltam a predominar. As chuvas poderão ocorrer, mas de forma pontual e passageira, sem estar descartada uma eventual chuva forte em algum ponto isolado.

Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência do nível dos principais rios da região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *