Alerta de chuvas intensas e rápida elevação do nível dos rios
mar 14
VERÃO TERMINA COM MUITA CHUVA
O verão – estação das chuvas intensas – termina na próxima quarta-feira (20/3/2019), às 16h58min (horário de Rio Branco), dando lugar ao outono – transição entre o período chuvoso e abafado e o período seco, com penetrações de ar frio polar no Acre e regiões próximas.
Chuvas intensas ocorrerão até pelo menos o próximo dia 22 de março na maior parte do Acre, de Rondônia, de Mato Grosso, de Goiás, do Distrito Federal, do Amazonas, da Bolívia e do Peru.
Assim, o verão termina e o outono começa com chuvas intensas, não somente no Acre e proximidades, mas também em Goiás e no Distrito Federal.
Nesta sexta-feira (15/3/2019) e no fim de semana, deverá chover muito no Acre, em Rondônia, no sudeste, sul, sudoeste e oeste do Amazonas, no sul, sudoeste, oeste e noroeste de Mato Grosso, na Bolívia e nas regiões de selva e andina do Peru.
O Tempo Aqui alerta, portanto, que, nestes dias, em muitas áreas, poderão ocorrer sérios transtornos à população de pontos vulneráveis, como inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra.
As causas deste mau tempo são a elevada umidade do ar, que continua chegando do Atlântico Norte, e a formação de centros de baixa pressão atmosférica no centro e no sul da América do Sul, assim como no oceano Atlântico Sul.
NÍVEIS DOS RIOS VOLTAM A SUBIR
As chuvas torrenciais que ocorreram nesta quinta-feira e as que irão ocorrer nos próximos dias nos municípios de Rio Branco, Capixaba, Xapuri, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil farão o nível do rio Acre subir rapidamente nas próximas horas. Em Rio Branco, seu nível subirá muito no fim desta semana, podendo, na próxima semana, passar da cota de alerta que é de 13,5m.
Chuvas torrenciais também ocorreram no vale do Juruá e na serra do Divisor. Assim, o nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, deverá subir ainda mais nos próximos dias, podendo ficar próximo de 14m.
Não será diferente em Sena Madureira, onde o nível do rio Iaco, também, deverá subir bastante.
Confira a posição e a tendência dos níveis dos principais rios acreanos, às 16h desta quinta-feira(14/3/2019), segundo os dados numéricos da Agência Nacional de Águas e nossa análise:
– rio Acre, em Rio Branco, com 11,3m, voltará a subir nas próximas horas;
– rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, com 13,4mm, estável, mas voltará a subir nos próximos dias;
– rio Iaco, em Sena Madureira, com 11,0m, subindo rapidamente.
Acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência dos principais rios da região.