Alerta de chuvas intensas e rápida elevação do nível dos rios no Acre, Rondônia, Amazonas e Mato Grosso

fev 27

BAR MUNICIPAL REABRE

O almoço mais gostoso de Rio Branco você encontra no Bar Municipal, que reabre nesta quinta-feira (28/2/2019), a partir das 8h da manhã. Fica no centro da praça, em frente ao Palácio Rio Branco.

 

ALERTA DE CHUVAS FORTES

A chegada de uma fraca frente fria – que não é frio nem friagem – e a elevada umidade do ar, que vem do Atlântico Norte, deixam o tempo extremamente instável e criam condições atmosféricas altamente favoráveis à ocorrência de chuvas intensas, que, em alguns pontos, podem vir acompanhadas de raios e ventanias, a partir desta quarta-feira (27/2/2019), até a próxima sexta-feira (1/3/2019), no Acre, em Rondônia, no Amazonas (sudeste, sul, sudoeste e oeste), em Mato Grosso, na Bolívia (noroeste, norte e nordeste) e no Peru (região de selva e encosta dos Andes). A temperatura diminui e fica agradável nesta quinta-feira e na sexta-feira, principalmente no Acre e no oeste e sul de Rondônia.

Assim, O Tempo Aqui alerta para a alta probabilidade de ocorrência de sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores, danos às edificações e deslizamentos de terra.

No entanto, o tempo instável, com chuvas diárias vão continuar a ocorrer, pelo menos até o próximo dia 7 de março, no Acre, Rondônia, Amazonas, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Bolívia e Peru.

 

NÍVEIS DOS RIOS VOLTAM A SUBIR

As chuvas intensas que ocorreram no Acre nas últimas 48h e as que ocorrerão nas próximas 72h farão os níveis dos rios acreanos e amazonenses subirem rápida e acentuadamente, podendo, até o fim desta semana, ficar próximos ou passar da cota de transbordamento, inclusive o rio Acre, em Rio Branco.

Em Rondônia e em boa parte de Mato Grosso, os principais rios também terão rápida e acentuada elevação nos próximos dias.

Na Bolívia e no Peru, muitos rios irão transbordar e causar inundações em áreas próximas aos principais leitos fluviais destes países.

Confira a posição e a tendência de alguns rios do Acre, às 13h desta quarta-feira (dados numéricos da Agência Nacional de Águas):
– em Rio Branco, o rio Acre estava com 9,7m, estável, mas voltará a subir nas próximas horas;
– em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá estava com 11,1m, baixando, mas poderá voltar a subir nos próximos dias;
– em Sena Madureira, o rio Iaco estava com 9,7mm, voltou a subir;
– em Tarauacá, o rio de mesmo nome deverá subir muito nos próximos dias.

Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência dos principais rios da região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *