Por muito pouco, Rio Branco e a maior parte do Acre não foram atingidos por uma tempestade tropical de grandes proporções. Na Bolivia e no Peru, esse violento temporal causou inúmeras vítimas fatais e muta destruição. Observe, na imagem de satélite que mostra, em vermelho, a tempestade sobre a Bolívia, em direção ao Acre.

jan 27

10h 10min

O Tempo Aqui previu e alertou por várias vezes, desde o último dia 23 de janeiro, que fortes temporais poderiam atingir a capital acreana e a maioria dos municípios do Acre, assim como a maior parte da Bolívia e do Peru , entre o sábado, 25, e a segunda-feira, 26. Chuvas torrenciais, acompanhadas de muitos raios e ventos fortes, com possível queda de granizo, deveriam ocorrer nestes dias, como consequência do choque de uma frente subtropical com o ar quente e muito úmido que estava sobre a região.
Como se vê, na imagem de satélite do dia 25, sábado, sobre a Bolívia, já bem próximo do Acre, nuvens carregadas, que giravam no sentido horário, semelhantes a um furacão, com centrenas de quilômetros de raio, provcaram, naquele país, chuvas fortíssimas, com volume acima de 150mm em poucas horas, centenas de descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo em grande quantidade, .
Felizmente, para o Acre, ocorreu um bloqueio parcial na atmosfera impedindo que que essa tempestade se deslocasse para o nosso estado, no sábado. Assim, o que seria um violento temporal com muitos transtornos e prejuízos para Rio Branco e demais municípios do estado, acabou sendo, no domingo, apenas chuvas com pouco vento, muito embora, a região de Jordão e o centro do estado, tenham sido bastante atingidos por chuvas torrenciais, com valores acima de 100mm, com muitos raios e ventanias.
Assim, essa tempestade, devido ao bloqueio sobre o Acre, ficou estacionada sobre a Bolivia, no sábado, causando situações de emergência e fazendo dezenas de vítimas, infelizmente, fatais, naquele país vizinho.
No domingo, essa forte tempestade avançou, mas sofreu um desvio para o Peru, causando muita destruição, nas regiões de Porto Maldonado, Pucalpa e Cusco.
Enfim, o bloqueio que se formou sobre o Acre, evitou que esse forte temporal atingisse o nosso estado. No entanto, exatamente, por causa desse bloqueio, a tempestade se intensificou sobre a Bolivai e, no domingo, avançou sobre o Peru.
O que ocorreu, no Acre, foi somente o final de uma violenta tempestade que fez tantas vítimas e causou prejuízos incalculáveis para aqueles países.
O Tempo Aqui estará sempre atento e anunciará quaisquer situações que possam causar transtornos ou prejuízos à população e às atividades econômicas, principalmente, do Acre, quer seja em relação ao tempo ou a enchentes e alagações.
Observe, na imagem de satélite da manhã de sábado, dia 25, na cor vermelha, a violenta tempestade sobre o centro da Bolívia avançando em direção ao Acre. Esta imagem foi processada pelo INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Por muito pouco, Rio Branco e a maior parte do Acre não foram atingidos por uma tempestade tropical de grandes proporções. Na Bolivia e no Peru esse violento temporal causou inúmeras vítimas fatais e muta destruição. Observe, na imagem de satélite que mostra, em vermelho, a tempestade sobre a Bolívia, em direção ao Acre.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *