Nível do rio Acre passa de 15m, mas começará a baixar na segunda-feira. Friozinho polar chega ao Acre e derruba a temperatura na quarta-feira.
fev 09
RIOS ATINGEM A MAIOR COTA DO ANO
Neste sábado (9/2/2019), o rio Acre, em Rio Branco, atingiu a cota de 15m, por volta das 3h da manhã, mas continuava a subir, sendo que, às 14h, já marcava 15,04m, ou seja, 1,04m acima da cota de transbordamento. Esta é a maior marca deste verão, até o momento.
Ainda poderá subir um pouco mais até domingo, no máximo até 15,1m. A partir de segunda-feira, começará a baixar na capital acreana, sem oferecer perigo de enchente nos próximos sete dias.
Em Sena Madureira, o rio Iaco continua subindo lentamente, já marcando no início da tarde deste sábado, 14,98m. Ainda deverá subir um pouco mais, no máximo até 15,1m. A partir de segunda-feira, começará a baixar.
O rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, após haver atingido a marca de 13,84m, a maior do ano, começará a baixar lentamente a partir deste domingo.
O Tempo Aqui avisa, entretanto, que, devido às chuvas intensas que deverão ocorrer nos próximos dias, os níveis de todos os rios acreanaos poderão subir muito depois do próximo dia 13 de fevereiro. Acompanhe, portanto, nossas atualizações diárias.
CHUVAS INTENSAS E FRIOZINHO POLAR
Na próxima quarta-feira (13/2/2019), como O Tempo Aqui já vem anunciando há dias, chegará ao Acre a terceira frente fria do ano.
No entanto, desta vez, ao contrário das duas últimas frentes frias, haverá incursão de frio polar, porém será de curta duração, no máximo dois dias. Será a primeira onda de frio polar de 2019 a chegar ao Acre e proximidades.
A temperatura cai, mas não muito, podendo, por alguns, até ser caracterizada como leve friagem. O ar polar que se aproxima chegará também ao Pantanal de Mato Grosso, Cuiabá, sul e oeste de Rondônia, sul do Amazonas, planícies da Bolívia e sul da região de selva do Peru.
No extremo sul do Brasil, a onda de frio chegará já segunda-feira, mas será a partir de terça-feira que as temperaturas cairão significativamente nos estados da região Sul.
Essa onda de frio poderá ser classificada como forte se lembrarmos que ainda estamos no meio do verão.
A aproximação e chegada desta frente fria provocará chuvas intensas na terça-feira e na quarta-feira. Em muitos pontos, poderão ocorrer temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda de granizo.
Na próxima segunda-feira, entre 13h e 17h (horário de Rio Branco), estaremos publicando informações mais precisas sobre esta primeira incursão de ar polar do ano no Acre e regiões próximas.