Alerta de chuvas intensas nos próximos dias. Nível dos rios deve aumentar ainda mais.
fev 07
CHUVAS INTENSAS ATÉ O DIA 13
A elevada umidade do ar – que vem do oceano Atlântico – e o calor típico do verão continuarão a provocar chuvas intensas e diárias, pelo menos até a próxima quarta-feira (13/2/2019), no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru.
Na próxima quarta-feira, chegará ao Acre a terceira frente fria do ano – um pouco mais forte do que a do último sábado – que provocará chuvas torrenciais, com possibilidade de temporais, no estado e proximidades.
Portanto, nos dias 12 e 13 próximos (terça-feira e quarta-feira), ocorrerão chuvas torrenciais no Acre, no sul e sudoeste do Amazonas, no sul e oeste de Rondônia, no sul e oeste de Mato Grosso, na Bolívia e na região de selva do Peru.
Assim, entre esta sexta-feira (8/2/2019) e a próxima quarta-feira (13/2/2019), de um modo geral, as chuvas não darão trégua na região, podendo, em alguns pontos, provocar sérios transtornos à população, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de galhos e árvores e deslizamentos de terra.
NÍVEL DOS RIOS SUBIRÁ AINDA MAIS
O nível do rio Acre, nesta quinta-feira, em Rio Branco, como previsto por O Tempo Aqui, superou a marca de 14,45 do último dia 19 de janeiro, atingindo 14,5m. Nossas estimativas são de que fique muito próximo de 15m até o fim desta semana, podendo até passar um pouco deste nível.
O Tempo Aqui volta a alertar – como vem fazendo diariamente desde o último domingo – que enorme quantidade de troncos e galhos de árvores – os balseiros – vão continuar a descer pelo rio Acre nos próximos três dias, podendo ficar retidos pelas colunas das pontes de Rio Branco, caso não sejam retirados a tempo.
Na cidade acreana de Assis Brasil, o nível do rio Acre voltou a subir rápido nesta quarta-feira, assim com no rio Rola, seu principal afluente.
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, no início da tarde desta quinta-feira, marcava 13,75m, ou seja, 75cm acima da cota de transbordamento. Seu nível pode ficar próximo ou passar de 14,0m, nos próximos dias, tendo em vista as chuvas intensas que têm ocorrido nos municípios de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter e em território peruano.
Na cidade de Sena Madureira, o rio Iaco já está com 14,53m e poderá subira um pouco mais.
Todas estas nossas estimativas consideram as chuvas já ocorridas na região. Entretanto, as chuvas intensas que ainda vão ocorrer, poderão fazer o nível desses rios subir muito mais.
Todos os dados numéricos dos níveis dos rios publicados por nós são da Agência Nacional de Águas, através das suas estações automáticas.
Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência dos rios.