Alerta de chuvas intensas. Nível do rio Acre, em Rio Branco, começará a baixar, mas poderá voltar a subir. Domingo tem eclipse total com Super Lua.
jan 19
CHUVAS FORTES E TEMPERATURA AMENA
As condições atmosféricas estarão favoráveis, neste sábado (19/1/2019) e no domingo, à ocorrência de chuvas fortes, com raios, ventanias e queda pontual de granizo, em algumas áreas do Acre, de Rondônia, do Amazonas, de Mato Grosso, da Bolívia e do Peru.
A causa do mau tempo é a chegada da primeira frente fria do ano, que, embora muito fraca, provoca tempo severo, devido à elevada umidade do ar que está na região.
Como O Tempo Aqui informou ontem, não haverá frio nem tampouco friagem, pois não ocorrerá incursão de ar polar. No entanto, os ventos mudam de direção e passam a soprar de sudeste, com rajadas eventuais e variações do sul e de leste. A temperatura fica amena a partir da tarde deste sábado até o dia seguinte, domingo.
Chuvas intensas deverão ocorrer diariamente no Acre, pelo menos até a próxima quinta-feira (24/1/2019). Assim, O Tempo Aqui alerta para a possibilidade de transbordamentos de córregos e igarapés, inundação de ruas e deslizamentos de terra.
NÍVEL DO RIO ACRE COMEÇARÁ A BAIXAR
Neste sábado, por volta das 14h, o nível do rio Acre, em Rio Branco, atingiu a maior cota deste verão, até o momento, com 14,45m.
Enorme quantidade de galhos e troncos de árvores ficaram retidos pelas colunas das pontes da cidade, conforme O Tempo Aqui havia alertado.
A partir deste domingo, seu nível começará a baixar, pois não ocorreram chuvas intensas na sua bacia hidrográfica nas últimas 48h. Os níveis dos rios Xapuri e Rola, principais afluentes do rio Acre, estão baixando rapidamente, assim como em Brasileia e em Assis Brasil.
No entanto, as chuvas intensas que começarão a ocorrer novamente a partir deste sábado, poderão fazer o nível do rio subir rapidamente na próxima semana.
Por enquanto, não se pode fazer nenhuma afirmação de que haverá enchente de proporções alarmantes em Rio Branco e nas demais cidades banhadas pelo rio Acre, como se tem noticiado.
A possibilidade de uma enchente alarmante existe, sim, mas, também, há a possibilidade de não acontecer nem mesmo uma enchente de porte médio, mesmo com as chuvas acima da média.
OLHE PARA A LUA NESTE DOMINGO
Neste domingo ocorrerá o último eclipse total da Lua até o ano de 2021.
O mais emocionante deste eclipse é que, simultaneamente, ocorrerá o fenômeno da Super Lua, quando ela ficará mais próxima da Terra. Portanto, na noite de domingo para segunda-feira, a Lua estará a menos de 358.000km dos nossos olhos.
Assim, ela aparecerá 30% mais brilhante e 14% maior do que nas luas cheias normais.
A sombra da Terra começará a aparecer na Lua, exatamente às 22h34min (horário de Rio Branco) da noite de domingo e desaparecerá à 1h50min de segunda-feira, com 3h17min de duração.
Quando os relógios marcarem 23h41min, toda a Lua estará encoberta pela sombra da Terra e assim ficará até 0h43min, com 1h2min de duração. O auge do evento acontecerá quando os relógios marcarem 0h12min, no começo da segunda-feira.
No entanto, a superfície lunar não ficará invisível, pois os raios solares de cor vermelha serão refratados pela atmosfera terrestre e incidirão na Lua, deixando-a com a cor de sangue. Por este motivo este fenômeno é conhecido como Lua de Sangue.
Olhe para o céu, a partir das 23h41min deste domingo e veja a sombra do nosso planeta projetada na superfície da Lua.
Tudo indica que as nuvens, em Rio Branco e na maior parte do Acre, não cobrirão todo o céu na noite de domingo, permitindo, assim, que possamos ver este fenômeno, que se repetirá, na sua totalidade, somente no ano de 2021, mas sem Super Lua.