Eclipse total com Super Lua cheia, enchente do rio Acre, temperatura amena e chuvas intensas neste fim de semana
jan 18
FIM DE SEMANA REPLETO DE EVENTOS NATURAIS
Vai acontecer tudo neste fim de semana: Super Lua cheia, eclipse lunar total, primeira frente fria do ano, chuvas intensas e enchente do rio Acre.
NÃO PERCA O ECLIPSE TOTAL DA LUA
No domingo (20/1/2019), a Lua estará a apenas 357.000km de distância dos nossos olhos. É a chamada Super Lua, que irá coincidir com a Lua cheia. Devido à aproximação, ela aparecerá 14% maior e 30% mais brilhante do que normalmente estamos acostumados a vê-la. Este fenômeno de máxima aproximação da Lua chama-se perigeu.
O mais emocionante de tudo ocorrerá quando ela estiver entrando na sombra da Terra, exatamente às 22h34 (horário de Rio Branco) de domingo. A partir deste momento, veremos a sombra do nosso planeta encobrindo lentamente a superfície lunar. Às 23h41min, a Lua estará totalmente encoberta pela sombra da Terra, porém sua cor aparecerá vermelho escuro, daí o apelido de Lua de Sangue. Esta cor é devido à refração dos raios solares de cor vermelha que cruzam a atmosfera da Terra e são desviados para a superfície lunar.
A Lua começará a sair da sombra da Terra, quando os relógios marcarem 0h43min de segunda-feira, sendo que, à 1h50min já terá terminado todo o eclipse, com o último pedacinho de sombra desaparecendo completamente da sua superfície,
O eclipse total terá duração de 1h2min, porém o eclipse parcial – entre o primeiro e o último instante da projeção da sombra do nosso planeta – vai durar 3h17min. Excluímos a parte do eclipse penumbral por não ser perceptível para nós.
Caso as condições atmosféricas em Rio Branco e em todo o Acre permitam – e tudo indica que sim – não deixe de ver este eclipse, pois será o último até o ano 2021.
PRIMEIRA FRENTE FRIA PROVOCA MUITA CHUVA
Neste sábado, chega ao leste e ao sul do Acre a primeira frente fria do ano, mas não pense que irá esfriar ou provocar o fenômeno da friagem, pois a incursão de ar polar será mínima. A temperatura, entretanto, deverá ficar amena e agradável.
No entanto, a chegada desta frente fria provocará chuvas intensas, que podem ser acompanhadas de raios e ventanias em algumas áreas do Acre, de Rondônia, do sul do Amazonas e das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.
No leste e no sul do Acre, os ventos mudam de direção e passam a soprar de sudeste, neste sábado, com chuvas, que podem ser torrenciais em vários pontos.
No domingo, as chuvas ocorrerão durante o dia, podendo ser fortes também, mas será na segunda-feira que deverá chover intensamente, a qualquer momento, desde as primeiras horas dia, com alta probabilidade de temporais, na maior parte do Acre, de Rondônia, do sul e oeste do Amazonas, do noroeste de Mato Grosso, na região de selva do Peru e no norte da Bolívia.
CHEIA DO RIO ACRE
O rio Acre, em Rio Branco, transbordou nesta sexta-feira, com o nível marcando 14,2m, na medição das 15h, devendo continuar a subir até por volta da segunda-feira, quando começará a baixar lentamente.
Seu nível deverá ficar próximo de 14,6m, podendo até se aproximar de 15m, mas com pequena probabilidade. Fique atento para a enorme quantidade de troncos e galhos de arvores – conhecidos como balseiros – que estarão passando pela capital acreana nos próximos dias.
Entretanto, fique atento, pois as chuvas intensas, que deverão ocorrer até por volta da próxima quinta-feira (24/1/2019), poderão fazer seu nível voltar a subir rapidamente e atingir valores ainda maiores.
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá, às 14h desta sexta-feira, marcava 11,20m, e continuava subindo lentamente, enquanto na cidade de Sena Madureira, o rio Iaco, estava com cota de 12,73m, neste mesmo horário.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência do nível dos rios da região.