Alerta de transbordamento iminente do rio Acre, em Rio Branco, com enorme quantidade de troncos e galhos de árvores. Nível pode ficar próximo de 15m nos próximos dias.

jan 17

CHEIA EM RIO BRANCO

O nível do rio Acre, em Rio Branco, às 15h desta quinta-feira (17/1/2019), marcava 13,95m (dados da ANA), devendo passar da cata de transbordamento, que é de 14m, nas próximas horas.
O Tempo Aqui alerta para a enorme quantidade de galhos e troncos de árvores – os chamados balseiros – que estarão passando pela capital acreana nos próximos dias, podendo ficar retidos nas colunas das pontes da cidade. As imagens de satélite desta quinta-feira nos mostram troncos enormes de árvores descendo pelo rio Xapuri, afluente do rio Acre.
As chuvas intensas que ocorreram nas últimas 24h, reforçaram o enorme volume pluvial que já havia sido registrado alguns dias antes.
Assim, nossa previsão inicial de que o nível do rio, na capital do estado, fosse diminuir um pouco, foi substituída, agora pela certeza, de que o aumento irá continuar com mais rapidez nos próximos três dias.
Portanto, o transbordamento do rio, em Rio Branco, é iminente. Ao amanhecer desta sexta-feira, o rio já deverá estar acima de 14,2m, ou seja, mais de 20 centímetros acima da cota de transbordamento.

 

CHUVAS VÃO CONTINUAR INTENSAS

No próximo sábado (19/1/2019), chega ao Acre, a primeira frente fria de 2019, Será fraca, no sentido de resfriamento, pois não haverá incursão de ar polar suficiente para causar uma queda mais acentuada da temperatura, porém, provocará chuvas intensas, que poderão ser acompanhadas de raios e ventanias pontuais, na maior parte do Acre, de Rondônia, da Bolívia e da região de selva do Peru.
Nesta sexta-feira, as chuvas deverão ocorrer também devido à aproximação desta frente fria, podendo, em alguns pontos, causar transtornos à população de áreas vulneráveis.
Tendo em vista a elevada umidade do ar que vem do Atlântico, estas chuvas poderão continuar a ocorrer na próxima semana em toda a região.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência do nível dos rios nos próximos dias.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *