Rio Branco foi a capital mais fria do Brasil, neste sábado. Nível do rio Acre pode chegar a 12m nos próximos dias devido às chuvas intensas das últimas horas.

jan 12

DAS 27 CAPITAIS, RIO BRANCO FOI A MAIS FRIA

A temperatura máxima, na capital do Acre, neste sábado (12/1/2019), não passou de 24ºC, registrando a tarde mais fria dentre todas as 27 capitais brasileiras e, também, a menor temperatura máxima do ano até o momento. A segunda capital com a tarde mais fria, neste sábado, foi Porto Alegre, com 26,3ºC, e a terceira, Brasília, com 27,4ºC. Rio Branco também foi a mais fria dentre todas as cidades acreanas, onde há registro oficial do Instituto Nacional de Meteorologia ou da REDEMET da Aeronáutica.
Não tem sido muito diferente desde os primeiros dias deste ano: Rio Branco tem registrado frequentemente a menor temperatura máxima dentre as capitais brasileiras.

 

CHUVAS INTENSAS NO ACRE

Nas últimas 24 horas – entre a tarde de sexta-feira e a tarde de sábado – ocorreram chuvas torrenciais na maioria dos municípios do Acre. Em alguns lugares, choveu mais de 150mm, como no vale do rio Caeté, segundo os registros da Agência Nacional de Águas.
Em Capixaba, choveu acima de 80mm, enquanto, em Rio Branco, em Feijó, em Plácido de Castro e no vale do rio Envira, o acumulado superou 50mm, nas últimas horas, só para citar alguns exemplos. Foi o maior volume de chuvas deste ano, até o momento.

 

NÍVEL DO RIO ACRE PODE PASSAR DE 12m

As chuvas intensas que ocorreram nas últimas 24h em toda a bacia hidrográfica do rio Acre, inclusive dos seus afluentes principais, os rios Xapuri e Rola, farão seu nível, em Rio Branco, passar de 12m nas próximas 48h. Às 15h deste sábado, seu nível, na capital acreana já era de 10,50m, sendo o maior deste verão até o momento, e continuava a subir rapidamente.
Neste mesmo horário, em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá marcava 7,55, e voltou a subir, podendo passar de 9m nos próximos dias.
Em Sena Madureira, o rio Iaco marcava 9,70mm, voltando a subir rapidamente.

 

CHUVAS VÃO CONTINUAR INTENSAS

Neste domingo, no Acre, as chuvas diminuem, mas poderão ocorrer de forma pontual e passageira em algumas áreas, não se descartando eventuais pancadas mais fortes.
Na segunda-feira, entretanto, volta a chover intensamente na maioria dos municípios acreanos. Em Rondônia, no entanto, as chuvas serão intensas neste domingo.
As condições atmosféricas atuais indicam que, pelo menos até o próximo dia 18 de janeiro, as chuvas ocorrerão diariamente, sendo que, muitas vezes, com forte intensidade, não somente no Acre, mas também, em Rondônia, no Amazonas, em parte de Mato Grosso, na Bolívia e no Peru.
Acompanhe nossas atualizações diárias pra ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência do nível dos principais rios da região.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *