A quem interessam informações falsas ou não confiáveis sobre dados meteorológicos e climáticos? Estão sendo comuns anúncios errados de volume de chuvas e de temperaturas, no Acre. Saiba onde estão as fontes confiáveis.
jan 23
11h 30min
A meteorologia e a climatologia são ciências que exigem coleta de dados como temperatura, pressão atmosférica, umidade do ar, chuvas, ventos etc.
São milhares de estações meteorológicas espalhadas pelo mundo inteiro e o Brasil está entre os países que mais têm tais estações.
Todos esses dados são colhidos e transmitidos ininterruptamente para os centros de processamento continentais, que, no caso da América do Sul, fica a cargo do Brasil, que possui avançada tecnologia e computadores que estão entre os mais potentes do mundo, nessa área.
No entanto, é preciso que os dados colhidos sejam corretos e padronizados. Por isso, toda informação relacionada à temperatura, pressão atmosférica, umidade, chuvas e outros tem que ser obtida através de procedimentos padrões, no mundo inteiro.
Só, assim, pode-se fazer comparação, por exemplo, entre temperaturas de Rio Branco e de Lisboa. Toda estação de coleta de dados tem que ter, para ser considerada oficial, dimensões e ambiente uniformes, em qualquer lugar do planeta, caso contrário, seus dados não serão considerados e nem processados, sob pena de afetar todo o processamente regional ou, até, mundial, pois os serviços de meteorologia são integrados através de uma rede mundial.
No caso de Rio Branco, há duas estações meteorológicas do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e uma da REDEMET, que é o serviço de meteorologia da Aeronáutica, localizada no aeroporto da cidade. Essas são as únicas estações oficiais, que se tem conhecimento, ou seja, que seguem os padrões estabelecidos mundialmente para serem consideradas oficiais. Duas delas disponibilizam, de hora em hora, os dados meteorológicos e uma disponibiliza três vezes ao dia, em horários, também, padronizados mundialmente.
Quando uma estação dessas passa a registrar os dados de forma errada, será desconsiderada até que se corrija o defeito.
Foi assim, que nós detectamos, há cerca de dois anos, defeitos no registro da temperatura e da direção do vento na estação do aeroporto. Informamos ao comando regional da Aeronática, sobre o erro e, a parti daí, a estação, no que diz repeito aos dados errados, ficou sem divulgá-los por cerca de duas semanas, até que o problema foi solucionado.
É assim que funciona, ou seja, detectando e informando sobre o erro e não deixá-lo continuar, pois pode, além de divulgar dados incorretos, causar problemas e transtornos para quem se utiliza desses dados.
Além do mais, a população quer e tem o direito de saber a verdade.
É, exatamente, de acordo com os dados aceitos mundialmente, que afirmamos e provamos, através dos registros e gráficos gerados pelos órgãos oficiais, que as chuvas que caíram, em Rio Branco, já ultrapassaram, a média histórica para o mês de janeiro, desde o último dia 14. Nesta quinta-feira, dia 23, o total acumulado já ultrapassou em 20% a normal climatológica do mês que é de 287,5mm. Portanto, já choveu 345mm, em nossa capital, medido e registrado oficialmente por quem tem autoridade para tal. Somente através desses dados é que podemos afirmar, sem medo de errar, a quantidade de chuvas ou a temperatura registrada, em Rio Branco. Informações de outras fontes, desde que sigam os procedimentos padrões, podem ser muito úteis, mas não servem para divulgação de dados oficiais.
Como exemplo, é comum, pessoas, principalmente, turistas, fotografarem as temperaturas indicadas pelo termômetro que está instalado em frente à praça da Revolução, em Rio Branco. Aquele termômetro, embora não seja oficial, pois não segue nenhum padrão, está descalibrado desde quando foi instalado. As temperaturas aparecem com 3ºC, acima da temperatura real do local. Isso induz a erros para os turistas e para os próprios habitantes da cidade, que acreditam ser aquela a temperatura da cidade. Isso, se for durante a noite ou em um dia em que o céu esteja totalmente encoberto, pois, se houver Sol, a temperatura, no visor, aparece até 15ºC, além da real. Houve dias em que aquele termômetro indicava 49 e, até, 51ºC! Um absurdo! E, nesta ocasião, muita gente fotografou e mostrou para o mundo. Alguns, no sentido de brincadeira, outros, pensando que era verdade o que liam, no termômetro.
Portanto, ao ouvir ou ver informações sobre chuvas, temperaturas e outros dados ou previsões meteorológicas, procure saber a origem e se os dados são confiáveis.
Nossa missão é informar a verdade sobre o tempo e o clima.
Querendo informações adicionais sobre meteorologia ou climatologia, entre em contato conosco através da nossa página “FALE CONOSCO”.