Fim de ano com chuvas. Saiba como deverá ficar o tempo na noite da virada de 2018 para 2019.

dez 26

CHOVE MUITO ATÉ O INÍCIO DE 2019

O tempo não terá mudanças significativas, pelo menos até o próximo dia 2 de janeiro de 2019, no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, no Distrito Federal, na Bolívia e no Peru.

Chuvas diárias, que poderão, em alguns dias, ser fortes e acompanhadas de raios e ventanias, marcarão estes últimos dias de 2018 e os primeiros de 2019.

A elevada umidade do ar – originária do oceano Atlântico Norte – continua penetrando em toda a região, deixando o tempo bastante instável, mas abafado, sendo que, em alguns dias, a temperatura fica amena, devido às chuvas um pouco mais intensas e prolongadas.

As chuvas poderão ocorrer a qualquer hora, porém, com mais frequência, na parte da tarde. Em alguns dias e lugares, poderá chover durante a noite.

Até o início do próximo ano, não haverá, na região, aproximação de frentes frias, e os ventos estarão soprando, entre calmos e fracos, às vezes, moderados, da direção noroeste, com pequenas e eventuais variações do norte e de oeste, em toda a região. A única exceção é Manaus e as áreas próximas, incluindo o leste e o norte amazonense,, onde os ventos estarão soprando da direção nordeste, com variações eventuais de leste e do norte.

As chuvas mais intensas, neste período, ocorrerão no Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso e nas encostas dos Andes bolivianos e peruanos, com acumulados significativos. Não está descartada, entretanto, chuvas fortes também, porém, localizadas, em áreas do Acre, de Rondônia, do Amazonas e das demais áreas das planícies da Bolívia e da região de selva do Peru.

Assim, é importante ficar atento, pois poderão ocorrer sérios transtornos à população de áreas vulneráveis, como rápida inundação de ruas, transbordamentos de córregos e igarapés, queda de árvores e deslizamentos de terra.

 

TEMPO NA NOITE DA VIRADA

A previsão de ocorrência de chuvas na noite da virada do ano, segundo nossa análise feita nesta quarta-feira (26/12/2018), é:

– Rio Branco, Cruzeiro do Sul e a maior parte do Acre, baixa probabilidade, entre 20 e 40%;

– Porto Velho e a maior parte de Rondônia, assim como o sul do Amazonas, média probabilidade, entre 40 e 60%;

– Brasília, Goiânia e a maior parte do centro e do sul de Goiás: alta probabilidade, entre 60 e 80%;

– Cuiabá e região do Pantanal de Mato Grosso, baixa probabilidade, entre 20 e 40%;

– Manaus e proximidades, baixa probabilidade, entre 20 e 40%.

A partir de hoje, diariamente, até o último dia do ano, estaremos divulgando a atualização dos cálculos de probabilidade de chuvas na noite da virada, pois as condições atmosféricas estarão extremamente instáveis nestes dias, o que não permite uma maior precisão nas nossas previsões com muitos dias de antecedência. Assim, a cada dia, estas previsões terão uma probabilidade maior de acerto, podendo ser até opostas às previsões feitas no dia anterior.

Assim, a melhor aproximação da previsão para a noite da virada do ano será aquela que divulgaremos na tarde do dia 31 de dezembro.

Portanto, para ficar melhor informado sobre o tempo na noite da virada e nos próximos dias, acompanhe as atualizações diárias nas nossas previsões específicas para cada dia.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *