Rio Branco e Epitaciolândia registraram as chuvas mais intensas de todo o Brasil, mas, a partir de agora, elas dão uma trégua no Acre e Rondônia
dez 08
CHOVEU MAIS DE 100mm
Como havíamos previsto e alertado, com vários dias de antecedência, a sexta-feira (7/12/2018), em Rio Branco e em várias outras cidades do leste e do sul do Acre, foi marcada pelas chuvas mais volumosas de todo o Brasil, segundo os registros do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e da Agência Nacional de Águas (ANA).
Essas chuvas torrenciais foram consequência de dois fatores principais: a chegada de uma fraca frente fria e a elevada umidade do ar (originária do Atlântico) que estava na região.
Em Rio Branco, na região do bairro do Tucumã, foram registrados 80,0mm e, na região do bairro da Sobral, 101,6mm. Em Epitaciolândia, choveu 67,8mm e, em Brasileia, 52,8mm.
Entretanto, o que chamou mais a atenção foi que choveu, em apenas 15 minutos, em Rio Branco, 29,2mm, e, em 45 minutos, choveu 70,6mm. Na cidade de Epitaciolândia, foram registrados, em apenas 1 hora, 53,2mm.
Na capital do Acre, o acumulado de chuva, nestes primeiros 7 dias de dezembro de 2018, já é de 135,1mm, na região do bairro do Tucumã, o que equivale a 51% da média climatológica do mês que é de 264,7mm.
Choveu intensamente, também, entre 50 e 115mm, na bacia hidrográfica do igarapé São Francisco, que banha os municípios de Rio Branco e Bujari, sendo provável que ocorra transbordamento nas áreas mais baixas da capital acreana, podendo causar transtornos à população desta área da cidade.
Confira a relação das cinco cidades brasileiras, onde foram registrados os maiores volumes de chuva na sexta-feira (7/12/2018), segundo o INMET:
– Rio Branco (Acre), com 80,0mm;
– Epitaciolândia (Acre), com 67,8mm;
– Iporá (Goiás), com 65,4mm;
– Manicoré (Amazonas), com 65,2mm;
– Vitória (Espírito Santo), com 64,2mm.
TRÉGUA DE CHUVAS FORTES
Nos próximos dois ou, no máximo, três dias, ou seja, domingo, segunda-feira e, talvez, terça-feira, as chuvas intensas darão uma trégua na maior parte do Acre – principalmente nas regiões de Rio Branco, Sena Madureira e Brasileia – e de Rondônia – principalmente nas regiões de Vilhena e dos vales do Guaporé e do Mamoré.
Essa pequena trégua de chuvas ocorre porque haverá incursão de ar polar, mesmo que fraca, mas o suficiente para deslocar mais para o norte a umidade excessiva que estava até a manhã deste sábado sobre a região
No entanto, as chuvas não estão descartadas, porém, caso ocorram, serão rápidas e apenas em alguns poucos pontos isolados.
Na noite deste sábado para domingo, no leste e no sul do Acre e no sul e oeste de Rondônia, a temperatura fica amena.
A partir de domingo, o sol com nuvens e o calor voltam a predominar, mas sem excessos.
Exceto os rios pequenos e os igarapés, não há, no momento, nenhum perigo iminente de transbordamentos dos principais rios acreanos.
O nível do rio Acre, em Rio Branco, vai continuar baixando, embora tenha subido um pouco nas últimas 24 horas, estando, na tarde deste sábado, medindo 8,85m.
Em Cruzeiro do Sul, o rio Juruá continua baixando, sendo que, na tarde deste sábado, estava com nível de 11,55mm, ou seja, abaixo da cota de alerta.
As chuvas, porém, voltam com força na próxima semana, a partir de quarta-feira, no Acre e em Rondônia, assim como na Bolívia e no Peru.
Acompanhe nossas atualizações diárias para ficar melhor informado sobre o temo e a tendência do nível dos principais rios da região.