Chuvas intensas durante esta semana podem provocar sérios transtornos à população. Alerta para acentuada subida do nível dos rios.

nov 26

PREVISÃO PARA A SEMANA

A elevada umidade do ar vai continuar predominando na Amazônia Ocidental, na maior parte do Centro-Oeste do Brasil, na Bolívia e no Peru.
Pelo menos até a próxima segunda-feira (3/12/2018), o tempo não muda e as chuvas ocorrem diariamente no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, em Goiás, na Bolívia e no Peru. Um ou outro dia, num ou noutro ponto, pode até ficar sem chover, mas de um modo geral, as chuvas serão intensas, muitas vezes acompanhadas de raios e ventanias.
Apenas no Distrito Federal é que as chuvas diminuirão de intensidade, podendo ficar sem chover alguns dias no meio da semana. No entanto, voltam com força neste fim de semana.
O calor abafado só não ocorrerá no Distrito Federal e no leste e sudeste de Goiás, devido aos ventos intensos que estarão soprando da direção leste, como consequência de uma alta pressão atmosférica sobre o Atlântico Sul.

 

ESTIMATIVAS DE CHUVAS ATÉ O DIA 3

Até a próxima segunda-feira (3/12/2018), nossas estimativas de chuva é que ocorram valores muito altos em toda a região:
– Acre e Goiás, entre 70 e 150mm;
– Rondônia, Amazonas e Mato Grosso, entre 100 e 200mm;
– Distrito Federal, entre 30 e 60mm;
– Bolívia e Peru: entre 150 e 300mm, nas regiões de planícies e nas encostas orientais dos Andes.

 

ENCHENTES E INUNDAÇÕES À VISTA

Os níveis dos rios da região terão acentuada elevação e poderão provocar enchentes e inundações de proporções alarmantes nos próximos dias no Acre, em Rondônia, no Amazonas, em Mato Grosso, na Bolívia e no Peru.
Assim, é necessário que a população fique atenta, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.
Estaremos informando a situação atual e a tendência dos rios e do tempo diariamente.

 

CHOVEU MUITO NO VALE DO JURUÁ

Nas últimas 48 horas, choveu acima de 200mm no alto curso do rio Juruá, desde a sua nascente até o município de Marechal Thaumaturgo.
Também, nesta segunda-feira (26/11/2018), entre 6h da manhã e 3h da tarde, choveu mais de 50mm, em Porto Walter, e mais de 80mm, em Cruzeiro do Sul. No entanto, este acumulado pode ser ainda maior, inclusive, em Marechal Thaumaturgo, nas próximas horas, pois nuvens carregadas continuam a se formar em todo o vale do Juruá e na serra do Divisor.

 

NÍVEL DO RIO DEVE PASSAR DE 14m

Às 3h da tarde desta segunda-feira, o nível do rio Juruá, em Cruzeiro do Sul, já marcava 13,42mm, e continuava a subir.
A partir desta terça-feira, começam a chegar, na cidade, as águas da chuva das últimas 48 horas ocorridas no seu alto curso.
Assim, O Tempo Aqui alerta para a intensa subida do nível do Juruá, que deverá passar de 14 metros ainda durante esta semana, podendo ficar próximo de 15 metros, pois as chuvas devem continuar intensamente nos próximos dias.

 

EM RIO BRANCO, RIO ACRE PASSA DE 7m

Por volta das 15 horas desta segunda-feira, o nível do rio Acre, em Rio Branco, atingiu a marca de 7 metros, sendo que, até o fim desta semana, deverá ficar próximo de 9 metros, tendo em vista as chuvas intensas que deverão cair nos próximos dias.
Acompanhe nossas atualizações diárias e a qualquer momento para ficar melhor informado sobre o tempo e o nível dos rios.

468 ad

2 comments

  1. Daniel /

    Quando vai parar de chover em dezembro?

    • Olá, Daniel! Você não informou qual sua cidade e estado. No entanto, de um modo geral, as chuvas devem continuar diariamente, algum dia menos, outro dia mais intensamente, durante o mês de dezembro. Assim, não há previsão, pelo menos nas análises atuais, de que ocorram alguns dias de sol e tempo seco. Acompanhe nossas previsões diárias.

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *