Choveu, no Acre, mais de 150mm, em poucas horas. Níveis dos rios sobem rapidamente.

nov 20

CHUVAS MAIS INTENSAS DO BRASIL

O Tempo Aqui vinha alertando diariamente, desde o início da semana anterior, que ocorreriam, no início desta semana, chuvas intensas no Acre, cujos valores superariam 100mm, em poucos dias.
Na última segunda-feira (19/11/2018) e nesta terça-feira (20/11/2018), choveu torrencialmente na maioria dos municípios do estado.
Em Porto Walter, somente nesta terça-feira, choveu mais de 150mm, segundo o registro oficial do Instituto Nacional de Meteorologia. Nesta cidade do vale do Juruá, no início da manhã deste dia, choveu, em apenas 1h, 40mm, e, em 3h, foram mais de 80mm.
Na cidade de Sena Madureira, segundo os registros da Agência Nacional de Águas, o acumulado, em menos de 12h, foi superior a 112mm, enquanto no vale do rio Caeté, foram registrados mais de 100mm.
O vale do Juruá – no Acre e no Amazonas – e a cidade acreana de Sena Madureira registraram os maiores valores de chuva de todo o Brasil, nas últimas 24 horas.
As causas de tanta chuva foram a elevada umidade do ar e a chegada de uma fraca frente fria à região.
Confira os maiores volumes de chuvas registrados nas últimas 26 horas, aproximadamente entre 1h da tarde de segunda-feira e 3h da tarde desta terça-feira:
– 150mm, em Porto Walter;
– 112mm, em Sena Madureira;
– 101mm, no vale do rio Caeté;
– 80mm, em Cruzeiro do Sul;
– 75mm, em Porto Acre;
– 60mm, em Marechal Thaumaturgo;
– 50mm, em Xapuri;
– 40mm, em Brasileia;
– 35mm, em Rio Branco (rio Rola).

 

VEM MAIS CHUVA ESTA SEMANA

As chuvas vão continuar a ocorrer no Acre, porém com menor intensidade e de forma pontual, até quinta-feira. Até lá, os dias estarão quentes e abafados, com possibilidade de temporais em alguns pontos.
No entanto, a partir de sexta-feira, principalmente, no sábado, no domingo e na segunda-feira próximas, a aproximação de mais uma frente fria deverá provocar, novamente, chuvas intensas, em todos os municípios do Acre, do sul e oeste do Amazonas, em Rondônia, na Bolívia e no Peru.

 

NÍVEIS DOS RIOS AUMENTA RAPIDAMENTE

O nível de toso os rios do Acre e das proximidades tem aumentado rapidamente.
Em Cruzeiro do Sul, por volta das 4h da tarde desta terça-feira, o rio Juruá já alcançava a marca de 11,10m, ou seja, faltando apenas 70cm para atingir a cota de alerta. No entanto, tendo em vista as chuvas torrenciais que ocorreram no seu alto curso, deverá passar da cota de alerta ainda esta semana e, provavelmente, transbordar, até o fim desta semana.
Na cidade de Rio Branco, neste mesmo horário, seu nível já era de 5,10mm, com tendência a subir mais nas próximas horas e dias, mas sem motivo para maiores preocupações.
A partir desta quarta-feira, na previsão de tempo específica para cada dia, O Tempo Aqui publicará diariamente o nível dos principais rios acreanos e a tendência para os dias seguintes, além de matérias especias, caso haja possibilidade iminente de alagamentos.

 

VERÃO COM PROVÁVEIS INUNDAÇÕES

Analisando a temperatura das águas superficiais do oceano Atlântico – origem das chuvas na Amazônia e em todo o Brasil – e o comportamento atual da atmosfera em toda a América do Sul, na Antártica e no lado oriental do oceano Pacífico, é possível projetar um verão amazônico com chuvas muito acima da média, pelo menos até o mês de fevereiro de 2019. O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro, mas o período chuvoso já começou com forte intensidade.
Esta é apenas uma tendência – não é uma previsão -, segundo nossas análises. Tal tendência pode ser modificada para mais ou para menos nos próximos dias.
Assim, por enquanto, é alta a probabilidade de ocorrência de transbordamentos dos principais rios da região, o que causaria sérios transtornos à população, com muitas enchentes e alagamentos de proporções alarmantes.
No entanto, acompanhe nossas atualizações para ficar melhor informado sobre o tempo e a tendência do nível dos principais rios do Acre e das regiões próximas.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *