Fim de semana quente e ventilado, com chuvas pontuais, no Acre. Calor, chuvas fortes e temporais em Rondônia, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal e Amazonas.

nov 02

PREVISÃO PARA O FIM DE SEMANA

Até, pelo menos, a próxima segunda-feira (5/11/2018), o calor vai predominar no Acre, com chuvas pontuais e passageiras e possibilidade de temporais isolados. Os ventos, no estado, estarão intensos, com fortes rajadas da direção noroeste, deixando o tempo bastante ventilado.
As chuvas mais fortes, com alta probabilidade de temporais, ocorrerão em Rondônia, no Distrito Federal, em Goiás, em Mato Grosso, no Amazonas e nas planícies da Bolívia, com calor abafado, neste fim de semana. De um modo geral, haverá muitas nuvens, mas o sol aparecerá e deixará o tempo abafado, na maior parte do tempo.
No Acre e na região de selva do Peru, no sábado, as chuvas serão menos intensas – apenas passageiras e pontuais -, mas aumentam no domingo- com possibilidade de temporais -, principalmente na segunda-feira..
Os pulsos úmidos do Atlântico (PUA) continuarão a penetrar, deixando os dias bastante úmidos, exceto, no Acre, onde a umidade do ar é um pouco menor.
Os ventos estarão soprando, na maior parte do tempo, da direção norte e variações de noroeste e de nordeste, tanto no sul da Amazônia Ocidental, como no Centro-Oeste do Brasil.
Especificamente no Acre, a partir deste sábado, os ventos serão mais intensos, com fortes rajadas, deixando os dias bastante ventilados.

 

RIO ACRE ATINGE O MAIOR NÍVEL

As chuvas que ocorreram na bacia do rio Acre, elevaram seu nível. Nesta sexta-feira, em Rio Branco, marcava 3,89m, no início da manhã, sendo a maior cota registrada neste segundo semestre do ano, até o momento.
No entanto, nos próximos dias, deverá baixar bastante, tendo em vista que as chuvas, no seu alto curso, diminuirão neste fim de semana. Já, na próxima semana, até por volta de quinta-feira (8/11/2018) deverão ocorrer chuvas intensas, fazendo seu nível subir novamente.

 

ALERTA DE TEMPORAIS

Neste fim de semana, os alertas de temporais, com chuvas fortes, raios, ventanias e queda pontual de granizo, ficam, aproximadamente, com os níveis:

MUITO ALTO, em Mato Grosso, em Goiás e no Distrito Federal;
ALTO, no Amazonas (exceto o extremo sul), em Rondônia e na Bolívia;
MÉDIO, no Acre, no extremo sul do Amazonas e no Peru.

Assim, é importante que a população fique atenta, principalmente quando surgirem nuvens carregadas, a fim de evitar maiores prejuízos ou transtornos.

468 ad

Deixe um comentário para o autor

Your email address will not be published. Required fields are marked *